Partilhar

Perry, o burro que inspirou a personagem de Eddie Murphy em ‘Shrek’, morreu aos 30 anos

Descanse em paz Perry, o burro em miniatura, que inspirou o personagem de Eddie Murphy nos filmes do Shrek.

7 Janeiro 2025
Forever Young

Em 1999, os animadores da DreamWorks visitaram Perry, um burro em Palo Alto, Califórnia, para se inspirarem. Estavam a trabalhar num filme de animação sobre um ogro e um ajudante burro.

Perry era o burro miniatura cuja aparência física foi o modelo para o Burro de Eddie Murphy nos filmes Shrek – o primeiro dos quais foi lançado em 2001 com enorme sucesso, tendo ganho um Óscar para Melhor Filme de Animação.

Jenny Kiratli, uma das treinadoras de Perry, disse à PEOPLE que “muitas das inclinações de cabeça clássicas, revirar de olhos e trotes saltitantes de Donkey eram diretamente de Perry”.

“Ele tinha uma personalidade enorme”, explicou Kiratli. “Muitas crianças vinham vê-lo. Elas não sabem que ele é o burro do Shrek. Elas só sabem que ele é um animalzinho peludo que adoram acariciar.”

Perry faleceu devido a complicações de vários problemas de saúde, incluindo uma doença dolorosa nos cascos chamada laminite.

Mais Recentes

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 10 minutos

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 1 hora

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 2 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 3 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 21 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 22 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 23 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.