Partilhar

Há quem diga que as pessoas com fome podem confiar mais no seu instinto. Será verdade?

Estudo conclui que estar de estômago vazio pode ser uma ajuda na hora de tomar decisões.

31 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Investigadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, conduziram três experiências separadas num grupo de estudantes para testar se a fome levava a decisões estratégicas vantajosas. Em todos os ensaios, os alunos foram divididos em dois grupos – jejum e não jejum. Os participantes em jejum não comeram nada por aproximadamente 10 horas antes de fazer um teste, enquanto no grupo que não estava em jejum, os seus elementos estavam livres para comer e beber o quanto quisessem.

Nos dois primeiros testes, os alunos realizaram a tarefa do “jogo de Iowa”, um jogo de cartas, a envolver vários riscos e recompensas, que espelha a complexa tomada de decisões na vida real. Curiosamente, o grupo de jejum apresentou um desempenho melhor do que o grupo não-jejum, conseguindo entender o padrão de recompensas de longo prazo sobre ganhos de curto prazo.

Estes resultados revelaram um melhor desempenho em tarefas complexas de decisão das pessoas que jejuaram do que das pessoas saciadas. Esta é uma primeira evidência de que o estado da fome melhora a capacidade de raciocínio das pessoas, pois estas ficam mais objetivas na altura da tomada de decisão.

Na terceira experiência, os participantes foram apresentados a um conjunto de perguntas que os obrigavam a escolher entre receber uma pequena quantia de dinheiro naquele momento ou uma quantia maior de dinheiro no futuro. Esta experiência apoiou os resultados das duas primeiras provas, uma vez que os participantes em jejum optaram pela maior quantia de dinheiro no futuro, já os elementos que não jejuaram estavam mais inclinados para uma menor quantia imediata.

Assim, os resultados sugerem que «a fome promove a obtenção de resultados incertos que são mais vantajosos a longo prazo», escrevem os autores. Isto porque os participantes famintos «demonstraram ser mais capazes de resistir a escolhas (hipotéticas) que trouxessem recompensas imediatas», que em última análise «seriam desvantajosas», acrescentam.

Esta equipa de investigadores observa ainda que são necessárias mais pesquisas antes de chegar a conclusões concretas sobre o impacto das emoções no processo de tomada de decisão. Relembraram, também, que este é o primeiro estudo que desafia pesquisas anteriores, sugerindo que estados como a fome têm interferência na tomada de decisões.

Os autores relatam então que «a fome e o apetite podem não tornar necessariamente as pessoas mais impulsivas», mas por outro lado podem fazer com que elas se apoiem mais no seu instinto, «o que beneficia decisões complexas com resultados incertos», referem os investigadores. Contudo, «alternativamente, estados como a fome também podem aumentar a impulsividade», constatam.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 46 minutos

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 1 hora

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 1 hora

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 2 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 2 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 2 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 2 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 3 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 3 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 3 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 4 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 4 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 4 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 4 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 4 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 4 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 5 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 7 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 7 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.