Cuidados antes da coloração
Antes de fazer qualquer procedimento químico no cabelo avalie a saúde capilar. Assim fica a saber se os fios estão fortes e saudáveis para receber a química.
Evite lavar o cabelo todos os dias
Quantas mais lavagens, mais rápido será o desbotar, especialmente pelo uso frequente de champô que pode desgastar o pigmento. Mas a água quente também agride o fio e acelera o desbotamento. Lave o cabelo a cada dois dias ou no máximo dia sim dia não, além de usar água fria ou morna, evitando água muito quente.
Usar produtos próprios para cabelos pintados
Assim vai conseguir com que a tinta dure mais no cabelo. Se você tem cabelos pintados, o ideal é usar produtos próprios para fios pintados que têm fórmulas que protegem o pigmento e a cor do cabelo, além de ter agentes antioxidantes e filtro UV.
Já ouviu falar em banhos de brilho?
Basta misturar a cor do seu cabelo, com um pouco de máscara de hidratação branca. Aplique no cabelo e deixar atuar durante alguns minutos, como uma máscara e depois pode enxaguar.
Hidratação
A tintura acaba por agredir os fios. Tal acontece porque os químicos acabam por remover alguns nutrientes fundamentais da fibra capilar. Os cabelos ficam com um ar opaco. Para o evitar a solução é fazer uma hidratação profunda no cabelo pelo menos uma vez por semana.
Use proteção solar
Os raios UV são capazes de atingir a parte interna do fio, o que acelera a oxidação do pigmento de cor, resultando no desbotamento. Para prevenir isso, o ideal é usar produtos com proteção UV, como cremes para pentear ou leave-in.
Não exagere no uso de secador
Evite o uso exagerado de ferramentas de calor que podem deixar as cutículas fragilizadas, e potencializar a perda de pigmentos, acelerando o desbotamento.