Partilhar

Plataforma online alerta para importância do diagnóstico de doenças reumáticas

Site lançado pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas aborda a dor no joelho para sensibilizar a população para as doenças reumáticas.

19 Setembro 2018
Forever Young

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) lançou uma plataforma online que tem por objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico de doenças reumáticas. Centrando-se no joelho e nas articulações, o site, disponível em ojoelhodoi.pt, disponibiliza informação útil para prevenir e aliviar os sintomas, bem como um questionário para detetar eventuais fatores de risco.

A plataforma pretende disponibilizar ainda a rubrica “Pergunte ao Médico”, desenvolvida em parceria com médicos especialistas, a quem será possível colocar dúvidas relacionadas com a dor no joelho, embora esta plataforma não substitua a necessidade de consulta médica. Na área “Viver com Dor no Joelho” são disponibilizados conteúdos relevantes relacionados com o tema, como dicas de prevenção, estudos e artigos de quem sofre de dor no joelho.

Segundo Elsa Frazão Mateus, Presidente da LPCDR, esta plataforma foi lançada para «sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce na dor do joelho e incentivar a visita ao médico, para um acompanhamento correto que ajude a controlar o impacto do problema na vida dos indivíduos».

«Em Portugal, metade da população sofre pelo menos de uma doença reumática, mas três em cada dez pessoas não o sabe. A maioria destas pessoas não associa as dores crónicas em articulações, músculos ou ossos a este tipo de problema. A outra parte simplesmente ignora os sintomas e vai adiando a visita ao médico», acrescenta.

Ao explicar a importância do diagnóstico precoce e reforçar as consequências associadas às doenças reumáticas – limitação e incapacidade físicas, reforma antecipada e perda da qualidade de vida, a LPCDR espera «contribuir para que haja mais informação e uma intervenção atempada que diminua o impacto que estes problemas têm na vida dos portugueses e na carga global da doença»

 

Há mais de cem doenças reumáticas

A plataforma centra-se na dor do joelho porque, explica Elsa Frazão Mateus, este «é um problema muito comum e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Um pequeno desconforto pode, rapidamente, tornar-se num problema mais grave e, em alguns casos, até incapacitante. O facto de a causa ser identificada logo no início – e com o tratamento adequado – ajuda a controlar o impacto da doença na qualidade de vida do doente».

Apesar disso, o joelho é apenas uma parte do problema. Segundo Helena Canhão, Vice-Presidente da LPCDR, «existem mais de cem doenças reumáticas e é preciso chamar cada uma pelo seu nome. Muitas doenças manifestam-se de modo igual, mas têm um tratamento diferente, pelo que a importância de um diagnóstico correto é fulcral para identificar o tratamento adequado».

Nesta multiplicidade de patologias, existem algumas associadas à idade e ao sexo, como é o caso da osteoporose que afeta, na maioria dos casos, mulheres depois da menopausa. Mas «a ideia recorrente de que as doenças reumáticas só ocorrem em idades mais avançadas está errada. Estas patologias não olham à idade», afirma Helena Canhão.

Relativamente aos sinais a que devemos todos estar atentos e que podem ser indícios de uma doença reumática, a Vice-presidente da LPCDR enumera «dores ao subir escadas, nas mãos enquanto movemos o rato, dificuldade em movimentar os ombros ou em chegar a um móvel mais alto da cozinha são sinais do dia-a-dia que merecem atenção. Qualquer dificuldade em executar movimentos pode ser algo transitório ou uma patologia crónica».

Helena Canhão refere ainda que no que diz respeito à prevenção, as recomendações são as mais comuns, associadas a um estilo de vida saudável: «alimentação equilibrada, manter um peso saudável para não sobrecarregar as articulações e evitar o álcool e o tabaco. O exercício físico ao longo da vida é muito importante, desde que não seja exagerado. A natação é um bom exercício, bem como a caminhada e a bicicleta. O mais importante na questão do exercício físico é que seja adaptado, caso já exista doença reumática».

Mais Recentes

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 7 minutos

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 27 minutos

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 38 minutos

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 44 minutos

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 54 minutos

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 1 hora

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 1 hora

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 2 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 2 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 2 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 2 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 4 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 4 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 4 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 5 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 5 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 5 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 5 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 5 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.