Partilhar

Porto d’Abrigo do Zoomarine devolve tartarugas ao mar em Portimão

O Zoomarine procedeu na manhã de hoje, 16 de maio, à devolução ao mar de duas tartarugas marinhas, da espécie “Carretta Carretta”, em Portimão. Batizadas como Vanora e Ukiyo, a primeira foi encontrada arrojada no início de março, na Praia Grande, concelho de Sintra, em perigo de vida. Recolhida pela RALVT – Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo, foi encaminhada para o Porto d’Abrigo do Zoomarine, na Guia, Algarve, para reabilitação. Na chegada ao centro de reabilitação do Zoomarine, estava em estado comatoso, com apenas 242,3 gramas de peso, 11,4 cm de comprimento e uma pequena lesão na carapaça. À data de hoje, contava já com 544,7 gramas de peso, mais do dobro do que quando chegou ao Porto d’Abrigo. A Ukiyo esteve desde novembro de 2023 em reabilitação. Foi encontrada encalhada no lodo, na ribeira da Carrapateira (Bordeira, Aljezur) e entregue num posto da GNR, onde permaneceu em segurança até a equipa do Porto d’Abrigo chegar. Prostrada, muito magra e com sinais físicos de desidratação, tinha várias lesões superficiais ao longo dos membros, cabeça e carapaça. À entrada apresentava um peso de 2,24 kg e 24,6 cm de comprimento, tendo evoluído para 4,9 kg e 29,6 cm na devolução ao mar. Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine: “a recuperação e devolução da Vanora e da Ukiyo ao seu habitat natural é um marco significativo para o Porto d’Abrigo, que vê, uma vez mais, cumprida a sua missão de salvar e reabilitar espécies marinhas, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade na natureza. A história destas tartarugas é um testemunho do impacto positivo que podemos ter na conservação e proteção do ambiente marinho, desde que, em conjunto, trabalhemos com esse propósito.” A devolução das tartarugas ao mar ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas a…

19 Maio 2024
Sandra M. Pinto

O Zoomarine procedeu na manhã de hoje, 16 de maio, à devolução ao mar de duas tartarugas marinhas, da espécie “Carretta Carretta”, em Portimão.

Batizadas como Vanora e Ukiyo, a primeira foi encontrada arrojada no início de março, na Praia Grande, concelho de Sintra, em perigo de vida. Recolhida pela RALVT – Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo, foi encaminhada para o Porto d’Abrigo do Zoomarine, na Guia, Algarve, para reabilitação.

Na chegada ao centro de reabilitação do Zoomarine, estava em estado comatoso, com apenas 242,3 gramas de peso, 11,4 cm de comprimento e uma pequena lesão na carapaça. À data de hoje, contava já com 544,7 gramas de peso, mais do dobro do que quando chegou ao Porto d’Abrigo.

A Ukiyo esteve desde novembro de 2023 em reabilitação. Foi encontrada encalhada no lodo, na ribeira da Carrapateira (Bordeira, Aljezur) e entregue num posto da GNR, onde permaneceu em segurança até a equipa do Porto d’Abrigo chegar.

Prostrada, muito magra e com sinais físicos de desidratação, tinha várias lesões superficiais ao longo dos membros, cabeça e carapaça. À entrada apresentava um peso de 2,24 kg e 24,6 cm de comprimento, tendo evoluído para 4,9 kg e 29,6 cm na devolução ao mar.

Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine: “a recuperação e devolução da Vanora e da Ukiyo ao seu habitat natural é um marco significativo para o Porto d’Abrigo, que vê, uma vez mais, cumprida a sua missão de salvar e reabilitar espécies marinhas, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade na natureza. A história destas tartarugas é um testemunho do impacto positivo que podemos ter na conservação e proteção do ambiente marinho, desde que, em conjunto, trabalhemos com esse propósito.”

A devolução das tartarugas ao mar ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas a sul da Barra de Portimão, graças ao apoio da Marinha Portuguesa, que disponibilizou os meios que tinha contemplados para uma ação de patrulhamento marítimo, de modo a que fosse possível proceder à devolução da Vanora e da Ukiyo ao habitat natural em segurança e sem a criação de uma pegada ambiental para tal.

As duas tartarugas integram uma das espécies de tartarugas marinhas mais comuns nas águas portuguesas, na lista de espécies protegidas e declaradas como “vulnerável”, da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Mais Recentes

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 3 horas

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 4 horas

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 5 horas

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 7 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 8 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 1 dia

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 1 dia

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 1 dia

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 1 dia

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 1 dia

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 1 dia

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 1 dia

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 1 dia

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 1 dia

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.