O Conselho Europeu da Segurança dos Transportes (ETSC) atribuiu pela primeira vez à Polónia o seu prémio Índice de Desempenho da Segurança Rodoviária (PIN) de 2023. O país reduziu as mortes na estrada em 47% entre 2012 e 2022, uma percentagem só superada pela Lituânia, vencedora do ano passado. A redução média na UE foi de 22%.
A mortalidade rodoviária (o número de mortes na estrada por habitante) foi de 50 por milhão de habitantes na Polónia no ano passado, contra 93 por milhão de habitantes em 2012. A mortalidade em 2022 foi melhor do que em Itália (54 por mil/hab). A Noruega tinha as estradas mais seguras da Europa (21 por mil/hab), seguida pela Suécia (22 por mil/hab).
O anúncio coincide com uma nova análise publicada hoje pelo ETSC que mostra que as mortes na estrada na UE aumentaram 4 % no ano passado, para 20 679. Este número é 9% inferior ao de 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19 alterou drasticamente os volumes de tráfego. No entanto, o ETSC alerta para o facto de ter sido necessária uma redução de 17,2 % desde 2019 para se manter no bom caminho para atingir o objetivo da UE e da ONU de reduzir para metade o número de mortes na estrada até 2030.
Em Portugal, em 2022, foram registadas 614 vítimas mortais, a que corresponde uma taxa de 62 vítimas mortais por milhão de habitantes – a quinta mais alta da Europa (apenas inferior à Hungria, Bulgária, Sérvia e Roménia). O número de vítimas mortais registado em Portugal representou um aumento de 15% em relação ao ano anterior (532 mortos em 2021) e foi próximo do registado antes da pandemia (626 em 2019).
Consultar relatório: http://etsc.eu/pinflash44
Evolução relativa da mortalidade rodoviária entre 2012 e 2022 (a partir da página 15 do relatório)
Mortalidade: mortalidade rodoviária por milhão de habitantes em 2022, com mortalidade em 2012 para comparação (a partir da página 18 do relatório)