Um recente estudo do Grupo iad revela que ingleses e franceses ambicionam comprar casa no estrangeiro nos próximos anos e colocam Portugal no seu top de preferências. Mediante a análise deste estudo e dos valores das transações registadas pela imobiliária, o Grupo iad criou uma plataforma de investimento imobiliário a nível internacional, com profissionais especializados e adaptados ao idioma do cliente.
Tendo por base estudos realizados pelo Grupo iad, foi possível averiguar que Portugal é um dos países de eleição dos ingleses e franceses para compra de casa. Dos quatro mil inquiridos (2000 franceses e 2000 ingleses), 25% dos franceses e 28% dos ingleses afirmaram pretender comprar casa no estrangeiro nos próximos anos e colocaram Portugal no seu top 5. A maioria dos inquiridos está disposta a investir ente 200 mil a 400 mil euros pela casa certa.
“Há muitos anos que Portugal atrai cada vez mais estrangeiros, uma vez que o nosso país tem características especiais, como o clima ameno, a segurança, a afabilidade dos portugueses e, claro o custo de vida mais baixo. Por outro lado, outro fator que ajuda e muito são os benefícios fiscais que o país oferece aos estrangeiros que se mudam para cá”, refere Alfredo Valente, CEO da iad Portugal.Uma imagem com texto, ar livre, piscina, árvore
A partir destes dados, o Grupo iad sentiu a necessidade de criar uma plataforma online que desse resposta a uma necessidade do mercado e oferecesse um serviço de investimento imobiliário a nível mundial, com consultores imobiliários especialistas no setor e que prestam um serviço personalizado, falando na mesma língua do investidor. O iad Overseas agrega mais de 90.000 imóveis provenientes das filiais do Grupo iad e tem a premissa de estar mais próxima do comprador estrangeiro, prestando um serviço com maior qualidade e mais personalizado, prestado por um consultor com qualificação iad Overseas.
DADOS IAD PORTUGAL | COMPRADORES ESTRANGEIROS
A iad Portugal registou, no primeiro trimestre de 2023, que 28% das suas transações tiveram um comprador estrangeiro, igualando o valor da totalidade do ano de 2022. Constataram também que os estrangeiros que mais compram casa em Portugal são os franceses (6%), brasileiros (3%) e neerlandeses (3%), revelando ainda que no top 5 de nacionalidades estão os alemães e os ingleses. Durante o mesmo período, foram registadas transações de compradores de 25 nacionalidades diferentes.