Partilhar

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz hoje um (importante) apelo a todos os portugueses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz hoje um apelo à mobilização coletiva para o combate à pobreza e reafirma que é preciso maior ambição nesta matéria, e também mais empatia.

17 Outubro 2024
Forever Young com Lusa

Este apelo consta de uma mensagem escrita publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

“Neste 17 de outubro de 2024, em que ao fenómeno estrutural da pobreza se somam as guerras em curso, as alterações climáticas e as migrações enquanto fatores globais de risco, falar da erradicação da pobreza, realidade que atinge quase dois milhões de compatriotas, implica falar de maior ambição e também de mais empatia”, defende o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que é preciso compreender que “a pobreza envolve mais do que a falta de recursos financeiros” e desconstruir “mitos e preconceitos que obstaculizam a ação e promovem a sua invisibilidade”.

O Presidente da República refere que “a pobreza promove desigualdades, limita o acesso à educação, à saúde, à cultura, inibe a participação cívica na tomada de decisões” e “tem um alcance que perdura durante gerações”.

“Mobilizar Portugal contra esta realidade é afirmar a nossa vontade de a combater com estratégia política e humanista”, acrescenta.

A revista CAIS que está à venda neste mês de outubro tem como diretor convidado o chefe de Estado, que escolheu como tema principal desta edição o combate à pobreza e escreveu no editorial que esta é uma realidade que persiste e para a qual “é urgente maior ambição”.

Relativamente à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, com “objetivos mensuráveis até 2030, nomeadamente retirar 660 mil pessoas da situação de pobreza”, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que “exige ação e mobilização social e política, para já não falar de financiamento e coordenação”.

A revista CAIS, criada em 1994 pela associação com o mesmo nome, tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida e para a integração das pessoas sem-abrigo e social e economicamente vulneráveis, através da sua capacitação e empregabilidade.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza está prevista a participação do Presidente da República numa iniciativa da Comunidade Vida e Paz, instituição particular de solidariedade social (IPSS) católica, criada em 1989, para o apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, com sede em Lisboa.

IEL // JPS

Lusa/Fim

Mais Recentes

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 39 minutos

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 2 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 3 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 3 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 3 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 3 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 4 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 5 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 5 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 5 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 5 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 5 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 5 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 5 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 8 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 9 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 23 horas

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 23 horas

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 1 dia

Quer chegar aos 90 anos? Descubra aqui o segredo

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.