Partilhar

Se está com problemas no seu relacionamento saiba que existem formas de recuperar uma dinâmica mais feliz

Perceba de que forma a ciência pode ajudar a ultrapassar alguns dos principais obstáculos.

8 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Todos sabemos que os relacionamentos são altamente voláteis e dinâmicos. Ao longo da sua vida é natural que experiencie tanto fases boas como fases menos boas na sua relação com o seu parceiro amoroso, com os seus amigos ou familiares.

É absolutamente necessário saber ultrapassar momento em que as coisas parecem não estar a correr tão bem. Sentimo-nos mais afastados, distantes e desconectados. O amor parece desvanecer e o entusiasmo atinge índices mínimos.

Mas afinal como podemos recuperar e corrigir eficazmente estes momentos? Não existe propriamente nenhuma solução milagrosa, no entanto diversos especialistas apontam para algumas estratégias que podem permitir voltar a colocar a sua relação no rumo certo.

  1. Escolha a colaboração ao invés da competição

Os seres humanos têm uma tendência natural para se envolverem em diversos tipos de comparações sociais. Julgamos o nosso valor em comparação com as outras pessoas. Se temos melhor condições ou somos melhor sucedidos que o outro então sentimo-nos bem.

Sendo certo que este tipo de mentalidade pode ser importante para fomentar a motivação e estimular a ambição, a verdade é que é algo nefasto no contexto de uma relação.

Evite sempre comparações deste gênero com o seu parceiro. Não se sinta melhor por estar a ser mais disciplinado a cumprir uma dieta alimentar, nem se sinta invejoso pelo seu eventual maior sucesso profissional. Adote uma mentalidade cooperativa na qual o sucesso de cada um contribui para o sucesso de ambos.

Uma boa estratégia para fomentar este sentimento poderá ser definirem um projeto comum ou começarem a praticar um desporto coletivo, no qual juntos possam tentar “vencer o resto do mundo”.

  1. Seja mais compreensivo e menos crítico

Vamos sempre procurar a verdade e tentar identificar a informação falsa. Isto leva a que tentemos sempre assumir uma atitude crítica perante o mundo e perante aqueles de quem mais gostamos. Quando nos é dito ou confessado algo, começarmos imediatamente a tentar perceber se isso é exatamente verdade ou se existe algo que merece correção.

Apesar deste ser um comportamento saudável, a verdade é que por vezes pode gerar alguma tensão desnecessária nas relações. É fundamental que consiga assegurar que na sua relação o outro sente-se confortável para partilhar consigo qualquer preocupação ou ideia, sem medo de um excesso de julgamentos ou críticas.

Mesmo quando não concorda com tudo o que o seu parceiro diz, procure oferecer “espaço” para que este se sinta ouvido, apoiado e compreendido. Isto vai aproximar o casal. Mais tarde com calma e através de conversas poderá expressar as suas opiniões.

  1. Não tenha medo de mudanças radicais

Por vezes a melhor estratégia para recuperar uma relação que se encontra mais fragilizada é fazer algo completamente novo e diferente com o seu parceiro, que permita estimular algum do entusiasmo que caracterizou inicialmente a relação.

Faça uma viagem longa em conjunto num local exótico, decida ir viver para uma nova cidade, inicie um qualquer hobbie em conjunto que estava sempre a ser adiado, etc. Não tenha medo de experimentar coisas novas que possam “abalar” um pouco a relação.

O pior que pode fazer é mesmo ignorar os sinais de afastamento e simplesmente deixar que a relação esmoreça aos poucos. Procure agir ativamente.

  1. Relembre-se do que funciona

Os seres humanos têm uma tendência natural para exagerar certos problemas. Especialmente quando as nossas emoções são estimuladas os nossos pensamentos podem-se tornar algo descontrolados. Imaginamos sempre os piores cenários possíveis e esquecemos as estratégias que sempre nos têm ajudado a assegurar um bem-estar coletivo.

Pense nos momentos mais felizes. Lembre-se daquilo que faziam mais em conjunto nessa altura. O que caracterizava o vosso relacionamento. Tente recuperar algumas desta memória felizes. Procurar igualmente analisar a vida de outros casais e identifique algumas das coisas que gostaria de adicionar ao seu relacionamento.

 

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 10 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 10 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 11 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 12 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 12 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 13 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 13 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 14 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 15 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 16 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 17 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 17 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 18 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 18 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 18 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 18 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 18 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 18 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.