Produtos com colagénio? Conheça alguns dos terríveis (e estranhos) efeitos secundários

Deve sempre consultar um médico antes de iniciar a toma ou aplicação deste tipo de produtos.

O colágenio é um tipo de proteína que o corpo produz naturalmente e que favorece uma pele mais firme, elástica e saudável. Não é assim de estranhar que nos últimos tempos muitos sejam os produtos alimentares e suplementos que tentam incluir esta substância.

Muitos querem acreditar que estes produtos funcionam como uma espécie de fonte de juventude. Todavia a realidade é bem diferente e o uso ou toma excessivo de colagénio pode inclusive representar um risco para a saúde.

Eis alguns dos potenciais efeitos secundários associados ao consumo de alimentos e suplementos com colagénio.

 

  1. Podem ter implicações na saúde intestinal

De acordo com a nutricionista Meghan Lyle, diversos estudos têm concluídos que existem alguns efeitos secundários que devem ser considerados. Alguns dos pacientes destes estudos registaram uma mais frequente obstipação intestinal durante o regime de suplementação de colagénio. Outros confirmaram uma redução do apetite.

 

  1. Sensibilidade a esta proteína

Sendo certo que existem pessoas que obtiveram sucesso através do uso deste tipo de suplementos, a verdade é que existem alguns pacientes que demonstraram uma grande sensibilidade a esta proteína, nomeadamente ao ácido glutâmico. Dores de cabeça ou dificuldade a adormecer foram alguns dos sintomas mais registados.

 

  1. Pode causar pedras nos rins

Um dos principais efeitos secundários passa pela formação de pedras nos rins. Se uma pessoa tiver um historial de problemas com oxalato de cálcio, então a toma de colagénio pode ser desaconselhada. Isto porque os ácidos presentes nesta proteína podem agravar este problema e causar o aparecimento de pedras nos rins.

 

  1. Pode aumentar significativamente os níveis de cálcio

Este não é um aumento saudável, podendo inclusive estar na origem de uma situação de hipercalcemia. Nestes casos os níveis de cálcio são tão altos que podem interferir com o funcionamento digestivo, causar fatiga ou dor nos ossos.

 

  1. Pode causar reações alérgicas

Um dos aspetos mais arriscados de qualquer tratamento ou suplementação está associado à possibilidade de reações alérgicas. Este tipo de produtos podem provocar comichão ou desconforto na boca e pele. Se isto acontecer pode dar origem a dores abdominais, inchaço da pele ou língua, náuseas e vómitos. Se experienciar algum destes sintomas deve parar imediatamente de usar estes produtos

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...