Partilhar

Projeto português prova que fadiga física é “séria ameaça” aos bombeiros

Saiba mais

27 Junho 2023
Forever Young

Um projeto que junta três faculdades da Universidade do Porto (UPorto), e que serviu avaliar o desgaste dos operacionais que combatem incêndios, comprovou que a fadiga física é uma “séria ameaça” à saúde e segurança dos bombeiros, avança a Lusa.

O estudo juntou as Faculdades de Engenharia (FEUP), de Desporto (FADEUP) e de Medicina (FMUP) da Universidade do Porto.

De acordo com o resumo do projeto divulgado hoje à agência Lusa, os investigadores desenvolveram um método para avaliar o desgaste dos bombeiros nos incêndios que se traduz num algoritmo de aprendizagem automática que permite antecipar situações de exaustão em pessoas sujeitas a esforço físico intenso.

Através da combinação de dados sensoriais de frequência cardíaca, respiratória e de temperatura com algoritmos de aprendizagem automática, o estudo avaliou o desempenho de 24 bombeiros de uma corporação local.

A avaliação decorreu durante uma corrida incremental, em que foram simuladas as condições de esforço físico experienciadas no combate a um fogo florestal.

Ainda segundo o resumo, o grupo de investigadores testou vários algoritmos de aprendizagem automática recorrendo a mais de 20 recursos extraídos das variáveis fisiológicas e caraterísticas dos participantes para estimar quatro condições de fadiga física: baixa, moderada, pesada e severa.

No estudo lê-se que este é o primeiro modelo a utilizar uma ferramenta de ‘machine learning’ para o tratamento de dados em tempo real, e cujos resultados de 86% de sensibilidade e de 82% de especificidade “superam outros modelos mais completos já existentes”, explica Ricardo J. Fernandes, investigador da FADEUP, citado no comunicado enviado à Lusa.

Neste projeto, as melhores precisões foram registadas na intensidade física baixa (93%) e severa (86%), o que evidencia, segundo os autores, “a capacidade do modelo em identificar casos de esforço físico extremo”, algo “particularmente útil em cenários de campo”.

“A grande mais-valia deste modelo é sobretudo a sua elasticidade e aplicabilidade, pois permite, através de um equipamento de sensores que se encontra já em fase de desenvolvimento, a monitorização dos parâmetros utilizados em tempo real”, esclarece a investigadora Denisse Bustos, da FEUP.

Salientando que o combate a incêndios é uma das atividades de maior risco no exercício profissional dos bombeiros, os autores tiveram em conta que em causa estão ambientes extremamente quentes, alta intensidade de trabalho, vestuário e equipamento pesado e impermeável, ou seja fatores que expõem os bombeiros a níveis substanciais de stress cardiorrespiratório e de termorregulação.

“Esse risco resulta não só das condições envolventes de um incêndio, como também do desgaste físico que provoca a diminuição das capacidades cognitivas, contribuindo para a tomada de más decisões que podem pôr em risco a vida do próprio bombeiro e a dos respetivos colegas”, alerta José Torres da Costa, professor da FMUP.

Os investigadores sublinham que “tudo o que possa contribuir para um melhor controlo das capacidades físicas e lucidez de decisão é mais uma forma de ajudar estes profissionais a exercerem a sua atividade com maiores condições de segurança”.

Lembrando que este não é o primeiro estudo que a UPorto dedica a esta área, no resumo os investigadores realçam a colaboração com o Comando do Exército e os bombeiros no combate a incêndios florestais.

“Com a utilização destas ferramentas fica disponível um conjunto de informação que pode ser processada por algoritmos de apoio à decisão que permitam ajudar no planeamento das operações no terreno”, refere o investigador da FEUP Mário Vaz.

O estudo intitulado “Método de aprendizagem automática para modelar a fadiga física durante o exercício incremental entre bombeiros” foi publicado na revista científica mensal Sensors.

O projeto junta os investigadores Denisse Bustos, Filipa Cardoso, Manoel Rios, Mário Vaz, Joana Guedes, José Torres Costa, João Santos Baptista e Ricardo J. Fernandes.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 3 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 3 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 3 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 4 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 4 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 4 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 4 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 4 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 4 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 5 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 7 horas

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 8 horas

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 8 horas

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 8 horas

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 8 horas

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 9 horas

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 9 horas

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.