Pronto para uns dias inesquecíveis na montanha?

Quem sobe esta serra, curva após curva, ao atingir os 1200 metros de altitude, fica surpreendido com um edifício simultaneamente imponente e acolhedor, afirmando-se de imediato como o cenário essencial para uns dias perfeitos.

A Pousada da Serra da Estrela está localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, na Covilhã.

Com vista para as montanhas em redor, o vale é rodeado por neve e árvores, que cortam a respiração e revelam novos pormenores a cada olhar. Dentro do edifício, o branco imaculado, o pé-direito elevado e os azulejos originais recuperados, bem como os antigos elevadores em ferro e madeira, são fabulosos.

Visite este projeto magnífico do reputado arquiteto Souto Moura, que recuperou as linhas mestras do antigo sanatório da Serra da Estrela, transformando-o num espaço onde pode viajar no tempo até aos dias em que o turismo de montanha não envolvia fatos fluorescentes.

Claro que, se vier em família e quiser brincar na neve, os fatos fluorescentes e coloridos são não só recomendáveis como essenciais. Na verdade, é impossível resistir ao apelo e ao entusiasmo que o manto branco e gelado exerce sobre todos. O ar frio e puro da montanha ajuda a ganhar mais energia para se aventurar em brincadeiras, quer faça um boneco de neve, quer inicie uma batalha sem tréguas de bolas de neve.

Depois deste contacto revigorante com a natureza, nada como entrar no espaço escaldante da sauna ou do banho turco. A piscina interior aquecida é perfeita para afugentar o frio e recuperar energia. O ideal será mesmo terminar o dia com uma das massagens do Magic Spa.

Aqui respira sempre melhor e tem mais tempo para fazer aquilo que gosta. Este contraste contínuo entre a formalidade e a informalidade, entre o hotel de serra e o retiro de montanha, entre a animação familiar e o romantismo secular dá uma personalidade única à sua estadia e permite-lhe viver dois tipos de férias essencialmente diferentes no mesmo espaço, sempre na companhia do melhor design e das melhores referências estéticas e arquitetónicas. Seja qual for o quarto que escolher, a decoração é elegante, a lembrar os antigos quartos ocupados pelos hóspedes.

O ar impoluto que respira sempre que abre a janela equivale a horas e horas de descanso. As famílias numerosas têm quartos comunicantes com sofás-cama, são superiores e muito amplos, onde cabem oito pessoas. Ideais para fins-de-semana de neve e brincadeira com os seus filhos.

Quando não há neve, há lugar para umas férias tranquilas, com vista para os magníficos jardins e caminhos, com uma piscina exterior que desafia a altitude e a distância do mar e que lhe permite descansar com todo o conforto. No verão, é mais fácil sair de carro e visitar os magníficos miradouros e pontos de atração de que a serra guarda segredo, sejam cascatas ou santuários, miradouros ou vales glaciares.

A sala do restaurante, ampla e luminosa, com colunas em granito e enormes janelas abobadadas, tem uma decoração discreta, sóbria e muito elegante. Prove a incrível Telha Serrana: com queijo da serra amanteigado; queijo curado D. Pedro, chouriça, morcela frita e farinheira, é uma forma de provar os sabores da serra.

Os ovos mexidos com espargos, farinheira, numa apresentação deliciosa, são uma delícia para os olhos e para o palato. E claro, a sopa da Beira, o creme de canja aromatizado com tomilho e o creme de espargos verdes com presunto serrano ajudam a aquecer depois de um dia de atividade nas montanhas.

Existem opções de saladas e pratos vegetarianos para quem quiser provar os petiscos da serra de forma mais leve e saudável. Este fantástico restaurante, com uma vista incrível, é um embaixador da gastronomia regional.

Saboreie a serra no seu estado original: na púcara, num arroz de sabores ultraconcentrados, onde encontra carne, enchidos e arroz numa mistura equilibrada e adequada para enfrentar os rigores da montanha, delicie-se com o incrível cabrito assado no forno.

Atreva- se nas sobremesas, com a queijada serrana que acompanha o cremoso de abóbora; o delicioso pudim de azeite e mel; e a muito original chamuça de figo com pudim de requeijão. A carta de vinhos tem surpreendentes referências aos vinhos da Beira.

A Pousada disponibiliza estacionamento gratuito, um restaurante e um bar, uma sala de jogos e uma zona de Kids Club. Fora da Pousada, a aldeia mais alta de Portugal, a incrível aldeia do Sabugueiro, espera pela sua visita. Aqui pode comprar os melhores produtos da serra, quase diretamente do produtor. Peles, queijos e enchidos têm aqui excelentes pontos de venda.

Conheça algumas das aldeias mais históricas de Portugal, monumentos, castelos e museus presentes nas proximidades da Pousada, e deslumbre-se com as paisagens de outro mundo.

O refúgio perfeito para uma fuga à rotina, ou umas férias plenas de sossego e rodeadas pelo ambiente natural de montanha. Durante o verão as encostas brancas cobertas de neve dão lugar às paisagens claras e verdejantes, criando todo um novo lugar para redescobrir.

Visite os magníficos miradouros, as cascatas, praias fluviais e santuários. Fica a 14,5 km da estância de Ski e a 15 km da auto-estrada A23. O Aeroporto Internacional de Lisboa está a 279 km. A Pousada da Serra da Estrela é um Historic Hotel com 92 quartos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Lexus estreia primeiro elétrico UX 300e na China