No Natal os doces tomam conta das refeições, tornando-se protagonistas do pós-jantar e símbolo de tradição e celebração. Dos sabores mais clássicos às sugestões mais modernas , as sobremesas de Natal unem as famílias. Porém, há um deles que passou de ser um dos mais populares para ser considerado uma sobremesa proibida.
Falamos dos cigarros de chocolate, muito apreciados pelas crianças portuguesas há décadas.
Este popular doce, que simulava o formato de cigarros reais, foi proibido após uma modificação na regulamentação sobre produtos de tabaco e publicidade dirigida a menores. Em questão de dias, passou de quase onipresente em todos os tipos de confeitarias a quase impossível de encontrar hoje.
Embora alguns fabricantes tenham tentado adaptar-se, oferecendo alternativas como wafers de chocolate com designs menos controversos, o impacto cultural dos cigarros de chocolate é difícil de substituir . Durante décadas fizeram parte das tradições natalícias e da memória coletiva, razão pela qual hoje muitos os recordam com nostalgia, evocando momentos passados que agora parecem pertencer a outra época.