Se a dor de cabeça matinal for causada por uma enxaqueca, é provável que seja acompanhada por outros sintomas, como uma sensação latejante ou pulsante de um lado da cabeça, sensibilidade à luz ou ao som (raios fortes da luz solar matinal podem ser especialmente desanimadores), náusea ou confusão.
Se for uma dor de cabeça tensional, pode acordar com uma dor mais moderada, mas muitas vezes ainda intensa, em ambos os lados da cabeça, às vezes descrita como uma pressão envolvendo a cabeça, como se uma faixa estivesse muito apertada. Algumas pessoas também sentem que as suas têmporas estão especialmente sensíveis ou estão no centro da dor.
Independentemente do tipo de dor de cabeça, a dor pode estar relacionada coma vários fatores.
Algumas causas ou fatores que contribuem para acordar com dor de cabeça podem incluir dormir numa temperatura ambiente muito alta, desidratação , insónia ou porque bebeu muita cafeína ao longo do dia, sintoma conhecido como abstinência de cafeína. Isso ocorre quando o corpo se acostuma à cafeína e depois não a obtém duranteum longo período de tempo, como uma noite inteira de sono.
Frequentemente a culpa da dor de cabeça pode ser fato de dormir numa posição inadequada ou com um travesseiro que pode ser muito alto.
Quando uma dor de cabeça matinal é sinal de alerta
Embora esses fatores associados às dores de cabeça matinais sejam relativamente pequenos e representem apenas algumas das mais de 300 causas de dor de cabeça, há momentos em que uma dor de cabeça matinal pode ser motivo de preocupação.
É aconselhável ir ao médico se a sua dor de cabeça matinal também for acompanhada de perda de visão, dormência ou fraqueza de uma parte do corpo, febre ou incapacidade de funcionar normalmente.