Os supermercados estudam cientificamente o comportamento do consumidor para incentivá-lo subconscientemente a comprar mais produtos do que planejou comprar ao entrar na loja.
De acordo com o Postal, a Mercadona é um grande exemplo disso , pois utiliza diversas estratégias para incentivar os clientes a aumentarem o consumo no supermercado.
Um dos truques invisíveis da Mercadona é proporcionar um ambiente acolhedor, bem iluminado e com cheiros agradáveis. O objetivo é aumentar o tempo que os clientes passam na loja, aumentando assim a probabilidade de compra.
Outra estratégia tem a ver com a localização dos produtos. Isso ocorre de duas maneiras: onde os itens estão localizados no estabelecimento e onde eles são dispostos nas prateleiras.
Por um lado, “produtos básicos, como leite, pão ou farinha, são colocados nas áreas mais distantes da entrada. Isso obriga os clientes a passar por outros corredores para chegar lá. Ao longo do caminho, eles são expostos a dezenas de outros produtos que não planejavam comprar”, explica.
Por outro lado, os itens destinados às crianças são colocados em alturas baixas (para que possam ser alcançados) e os produtos destinados aos adultos ficam em prateleiras altas, o que também os torna mais fáceis de comprar.
Por fim, a Mercadona tenta aproveitar os segundos ou minutos que os clientes esperam para pagar as suas compras, colocando pequenos itens na caixa que podem chamar sua atenção, como chocolates, chicletes ou pilhas.