Quanto tempo pode durar uma relação? Esteja atento a estes padrões

Diferentes dinâmicas e tipos de conexões podem assegurar resultados bem distintos.

Normalmente em qualquer relação amorosa existe um momento no qual refletimos sobre o futuro da mesma. Pode ser ainda numa fase inicial após o entusiasmo ou então já após alguns anos de convivência. “Afinal, quanto tempo irá isto durar? Será para sempre?”

Felizmente a ciência parece conseguir ajudar a responder a esta dúvida. Um estudo publicado em 2015 no Journal of Marriage anda Family procurou identificar alguns dos padrões de relacionamento que mais podem identificar a probabilidade de um casal permanecer junto.

[Leia também: Estão as relações monogâmicas destinadas a fracassar? Eis 3 factos científicos que prometem fazê-lo pensar]

O estudo foi composto por 376 casais não-casados, entre os 20-30 anos. Durante cerca de 9 meses foi-lhes pedido que registassem os momentos mais significativos das relações e os principais momento de mudança de sentimentos. Foram entrevistados mensalmente.

Mais tarde os investigadores utilizaram todos estes dados para definir alguns padrões de comportamentos que podem favorecer ou desfavorecer a duração do relacionamento amoroso.

Alguns dos principais aspetos negativos encontrados incluem: passar demasiado tempo com amigos, discutir ou não ter muito em comum. Por outro lado, conhecer a família do parceiro, passar muito tempo juntos e partilhar muitos interesses parecem ajudar a reforçar os níveis de compromisso.

Eis 4 padrões de relacionamentos que mais podem influenciar o sucesso da mesma.

 

  1. Dramática

Este é o tipo de casal que tem muitos “altos e baixos” ao longo da relação. Normalmente acabando por passar mais tempo por momentos maus do que bons. Apreciam o tempo que passam longe do parceiro e tendem a ter opiniões mais negativas sobre a sua própria relação. As respetivas famílias tendem igualmente a não apoiar muito este relacionamento.

Diagnóstico: As pessoas que se identificam com este padrão tendem a registar uma probabilidade duas vezes superior de terminar a relação, quando comparado com qualquer outro tipo de padrão.

 

  1. Focado no parceiro

Neste tipo de relação o foco de cada um parece ser muito claro. O “outro” é o centro do nosso universo. De forma geral esta é uma abordagem positiva que apresenta apenas alguns inconvenientes. O nível de compromisso acaba por estar apenas mais associado ao tempo que conseguem passar juntos.

Diagnóstico: As pessoas que se identificam com este padrão têm uma maior probabilidade de manter uma relação longa, progredindo de forma estável e saudável. Evoluindo naturalmente de um namoro inicial mais casual para algo mais sério ao longo dos meses.

 

  1. Socialmente envolvido

Este tipo de casal tende a registar muito poucas alterações emocionais ao longo da relação. Quando algo muda, normalmente é por um motivo positivo. A opinião dos amigos e da família é fundamental para o seu bem-estar. O uso das redes sociais pode igualmente influenciar a relação.

Diagnóstico: Este tipo de relacionamento está demasiado dependente de opiniões alheias. A sua base é um pouco mais frágil pois está muito suscetível a influências externas. Pode até funcionar durante algum tempo, mas o mais provável é que a relação não dure para sempre.

 

  1. Conflituosa

Este tipo de casal tende a discutir com bastante frequência. As personalidades “chocam” frequentemente, acabando por fragilizar a relação. No entanto, as alterações emocionais não tendem a ser tão acentuadas como no padrão mais dramático. Têm uma probabilidade superior de continuarem junto, porventura por estarem habituado a um estilo mais conflituoso e apaixonado que mantém a relação interessante.

Diagnóstico: Apesar de terem uma provável longevidade superior a outros tipos, a verdade é que esta dinâmica pode não ser sustentável. Um excesso de conflito pode enfraquecer as bases da relação. Ao invés de discutir procure apoiar.

 

 

[Leia também: Está numa relação tóxica? Conheça os sinais]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...