Partilhar

Quase 40% dos idosos com mais de 80 anos viviam sozinhos em 2021

Quase 40% dos idosos portugueses com mais de 80 anos viviam sozinhos em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que demonstra que a maioria dos idosos sozinhos vive nas freguesias do interior do país.

18 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

O INE apresentou uma série de estudos sobre famílias em Portugal, com base nos Censos de 2021, e em que o estudo sobre as “Famílias nas fases mais avançadas da vida: tendências atuais” mostra “um ligeiro crescimento da proporção de indivíduos com 65 ou mais anos a residir em agregados unipessoais”.

Na análise por grupos etários, “37,8% da população com 80 ou mais anos, em 2021, vivia em agregados domésticos sem núcleos familiares”, apontou a investigadora Patrícia Coelho, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

De acordo com a docente, é neste grupo etário que “o número de idosos a viver em agregados unipessoais cresceu de forma muito mais acentuada entre 2011 e 2021”.

Os dados apresentados mostram que mais de 50% dos agregados domésticos privados unipessoais eram compostos por pessoas com 65 anos ou mais.

A maior expressão é em freguesias do interior (norte e centro) e na Região Autónoma da Madeira, por oposição às freguesias do litoral de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores.

Os dados do INE mostraram também que nos dez anos entre 2011 e 2021 Portugal perdeu 1,3% de população residente e que a taxa de crescimento efetivo foi negativa até 2018, só contrariada a partir desse ano graças à imigração.

A partir de 2017, o crescimento migratório é positivo, mas só isso não foi suficiente para compensar a perda de população, fenómeno que só se começa a verificar a partir de 2023, ao mesmo tempo que continua a verificar-se o envelhecimento da população.

A natalidade foi afetada “fortemente” pelas duas crises durante esse período, a primeira financeira e a segunda pandémica, o que fez com que só se registasse “uma ligeira recuperação de 2015 em diante”, logo contrariada em 2020.

Segundo Susana Clemente, do INE, em 2021, a média era de 1,35 filhos por mulher em idade fértil, salientando que “as mulheres, em períodos de crise, têm filhos mais tarde”.

”Os efeitos das crises afetaram os movimentos demográficos e, consequentemente, as estruturas familiares”, apontou.

Nas tendências da vida em casal, com base nos dados do INE, foi possível constatar que aumentou o número de casais de facto, com dois em cada dez casais a viverem em união de facto, e que “aumentou o peso relativo dos casais sem filhos no total de casais”, já que quatro em cada dez casais são casais sem filhos.

Por outro lado, diminuiu o número de casais com filhos e aumentou o número de casais recompostos a viver em união de facto. Os casais recompostos são aqueles em que há pelo menos um filho que não é comum aos dois elementos.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 3 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 3 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 4 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 4 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 5 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 5 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 5 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 5 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 5 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 7 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 7 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 8 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 8 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 8 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 8 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 8 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 9 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 9 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 9 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.