Baseia-se em séries de exercícios físicos intensos e alternativos à musculação, como remar, correr, pedalar, saltar à corda ou levantamento de pesos. O Crosstraining recorre ao peso do próprio corpo, sem máquinas, mas pode incluir outros equipamentos, como kettlebells, cordas, pneus, argolas.
Para quem quiser experimentar esta modalidade, o Urban Sports Club reuniu 4 razões para começar a fazê-lo.
Rapidez a queimar calorias
A eficiência no consumo de calorias é uma das grandes vantagens do crosstraining. Dada a intensidade com que é realizado, em apenas um treino é possível queimar até 1000 calorias.
Aumenta a mobilidade
A mobilidade é a capacidade que o corpo tem de executar movimentos, de grande ou pequena amplitude, de forma natural e fluida. As grandes responsáveis para que isso aconteça são as articulações. O crosstraining é uma modalidade que cuida das articulações ao mesmo tempo que as fortalece aumentando assim, a longo prazo, a mobilidade do corpo. O agachamento, por exemplo, é um exercício típico do Crosstraining, que ajuda a este objetivo.
Aumenta a resistência muscular e cardiorrespiratória
Tudo o que são treinos de repetição aumentam, naturalmente, a resistência. Esse aumento é, aliás, um dos grandes focos do Crosstraining. A resistência cardiorrespiratória é aumentada através de exercícios como correr, saltar à corda, remar, andar de bicicleta, ao passo que a resistência muscular acontece através de exercícios como o levantamento de pesos.
Ambiente motivador
Uma das características desta modalidade é que tem uma forte componente de comunidade. Os exercícios são feitos em conjunto, em espaços chamados de boxes, havendo um forte espírito de motivação e entreajuda entre os atletas, que torna a prática desta modalidade mais fácil.