Evidências crescentes sugerem que adicionar apenas uma colher de azeite à sua dieta todos os dias pode trazer poderosos benefícios à saúde. Um novo estudo realizado nos EUA sugere que um desses benefícios é a proteção contra a demência.

«Normalmente, as pessoas que usam azeite para cozinhar ou como molho têm uma melhor saúde, mas, curiosamente, descobrimos que a associação é independente desse fator», disse Anne-Julie Tessier, nutricionista da Universidade de Harvard à Healthline.

Os investigadores descobriram que os adultos que consumiam regularmente mais de 7 gramas de azeite por dia (cerca de meia colher de sopa) tinham 28% menos probabilidade de morrer de doenças relacionadas com a demência em comparação com aqueles que nunca ou raramente consumiam azeite.

«O azeite pode exercer efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores devido ao seu alto teor de ácidos gordos monoinsaturados e outros compostos com propriedades antioxidantes, como vitamina E e polifenóis”, explicam os responsáveis pelo estudo.

Com as taxas de demência a aumentar continuamente a nível mundial e sem cura , medidas preventivas através de dieta , exercícios físicos e mentais são a melhor oportunidade que temos de mitigar estas doenças, que afetam atualmente mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo.

O azeite é, provavelmente, um componente chave por trás dos resultados consistentemente positivos para a saúde de uma dieta mediterrânica.

Esta pesquisa foi publicada na JAMA Network Open .