Quer entender o corpo, a saúde e a arte da expressão física? O “movement” é para si

O evento em que a cultura “movement” se dá a conhecer aos interessados está a realizar-se em Lisboa até ao dia 30 deste mês, no Ginásio Clube Português.

Também conhecido como o Método de Ido Portal, o “movement” tem em Ido Portal o principal impulsionador de uma diferente abordagem da fisicalidade, com uma separação entre as perspetivas da saúde, estética, performance e arte. O “movement” trabalha com alguns movimentos de várias disciplinas físicas e elimina os dogmas que frequentemente as acompanham.

O objetivo desta cultura, ao contrário do que se possa pensar, não é apresentar os envolvidos como “mestres do movimento”, pois segundo o próprio site de Ido Portal, «ninguém pode ser um mestre de todas as atividades de movimento». Portal passou as últimas décadas a aprimorar um pensamento e um método físico que agora é praticado por milhares de pessoas em todo o mundo.

Ou seja, o objetivo do “movement” é a criação de um diálogo em que há uma troca interdisciplinar de informações entre os vários praticantes ou “movers”. Atualmente, a informação pode ser isolada em práticas específicas e ser útil para certos “movers”, mas no passado essas informações não eram partilhadas. Outra intenção é fornecer ferramentas e apoiar o desenvolvimento de praticantes tanto de práticas isoladas, quanto de práticas de espectro mais amplo.

Quem pode ser um “mover”

Qualquer pessoa que veja além dos detalhes técnicos de cada movimento ou disciplina. Portanto, alguém que encontre interesse e deseje entender o corpo, a saúde, o desempenho e a arte na expressão física.

Como me posso começar a envolver?

Ido Portal considera no seu site que o mais importante é a pessoa «se reconhecer como um “mover”, para se desenvolver como um». Para ajudar os interessados em vários pontos do globo, Portal está a organizar vários eventos, que podem proporcionar uma experiência educacional para “movers” iniciantes. O evento em que a cultura “movement” se dá a conhecer aos interessados está a realizar-se em Lisboa até o dia 30 deste mês, no Ginásio Clube Português.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo