<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quer levar o seu animal de companhia de férias? Tenha estes aspetos em conta

18 Junho 2024
Sandra M. Pinto

As férias são, muitas vezes, uma dor de cabeça para quem tem animais de estimação, devido à falta de conhecimento de opções que incluam todos os membros da família para evitar sentimentos de abandono e ansiedade decorrentes das mudanças associadas à separação.

Com as férias de verão na esquina, são muitas as famílias com animais de estimação que planeiam o próximo destino para descansar, depois de um longo inverno. No entanto, esta época do ano tão desejada é também uma dor de cabeça quando se trata de escolher um local temporário para o animal ficar ou então decidir planos em que ele possa ser incluído. Neste contexto, a Kiwoko, especialista em todo o tipo de espécies animais, enumera destinos alternativos para toda a família desfrutar desta estação.

“A separação da família com o animal em questão pode, muitas vezes, gerar doses de nervosismo e ansiedade. Tal pode levar a problemas de saúde no animal, como perda de apetite, problemas urinários, entre outros. É por isso que a Kiwoko, sempre que possível, recomenda escolher viajar com o nosso melhor amigo através de uma infinidade de opções pet-friendly”afirma Marta Machado, Médica Veterinária e Coordenadora das clínicas Iskaypet.

 

Para férias com cães

“Os cães são uma das espécies animais que mais necessitam de cuidados e que, pela sua natureza, mais sofrem com o apego. Por esta razão, há alguns cães que também apreciam as férias com uma mudança de rotina, como famílias temporárias, creches ou hotéis. Por outro lado, muitos outros somatizam esta mudança com ansiedade e nervosismo, o que pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e físico. Nestes casos, aconselhamos a planear férias que os incluam”explica Marta Machado.

Para famílias que adorem o mundo aquático, a viagem pode ser organizada para as diferentes praias dog-friendly existentes ou, então, de acordo com atividades disponíveis. Outra opção são os destinos de montanha, onde se podem fazer caminhadas e trekking e ficar em cabanas e alojamentos onde os cães são bem-vindos. Para os amantes do mundo rural, por outro lado, há uma infinidade de casas onde os cães podem andar livremente e que também permitem visitas a centros históricos que valem a pena conhecer.

 

Viajar com gatos

“Os gatos, por outro lado, tendem a sofrer com ansiedade devido à sua natureza territorial e à sua sensibilidade à mudança quando os membros da sua família viajam sem eles. Esta situação desencadeia frequentemente comportamentos como a ocultação, a agressão ou a vocalização excessiva. Viajar com gatos é possível. Contudo, se gerar muito stress ao animal, é recomendável que fique sob a guarda de alguém de confiança que se possa deslocar para alimentar, brincar e tratar do ambiente em que o gato se encontra”acrescenta a Médica Veterinária.

Os Cafés e Hotéis pet-friendly, situados pelo país, são uma alternativa para desfrutar de umas férias acompanhados pelo nosso felino. Existem também casas de campo e refúgios de montanha com grandes jardins e perímetros seguros, que permitem o acesso e a mobilidade dos animais de estimação em toda a casa.

 

Para aves, roedores, répteis ou peixes

Para as restantes espécies, como as aves (canários, papagaios, periquitos, entre muitos outros), os pequenos roedores (hamsters, porquinhos-da-índia, ratos e ratazanas), bem como os répteis (tartarugas, porquinhos-da-índia, camaleões) ou os peixes, a Kiwoko salienta: “A deslocação deste tipo de animais pode, muitas vezes, ser complicada, uma vez que estão alojados em gaiolas, aquários ou recintos que não permitem a mobilidade. Nestes casos, o melhor é combinar com um familiar, amigo ou pessoa contratada para cuidar do nosso melhor amigo”explica.

“Por outro lado, nos casos em que haja a possibilidade de mobilidade, pode optar por férias como apartamentos, hotéis, hostels ou casas rurais pet-friendly que permitam este tipo de animais. A melhor forma de o saber é falar com o próprio alojamento e pedir-lhe que o informe sobre os serviços e cuidados que têm para a espécie em questão. Com base nisso, podemos então organizar as nossas férias, fazer excursões e deixar o animal ficar sozinho em casa”.

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 15 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 3 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 3 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 3 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 3 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 3 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.