Partilhar

Quer levar o seu animal de companhia de férias? Tenha estes aspetos em conta

As férias são, muitas vezes, uma dor de cabeça para quem tem animais de estimação, devido à falta de conhecimento de opções que incluam todos os membros da família para evitar sentimentos de abandono e ansiedade decorrentes das mudanças associadas à separação.

18 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Com as férias de verão na esquina, são muitas as famílias com animais de estimação que planeiam o próximo destino para descansar, depois de um longo inverno. No entanto, esta época do ano tão desejada é também uma dor de cabeça quando se trata de escolher um local temporário para o animal ficar ou então decidir planos em que ele possa ser incluído. Neste contexto, a Kiwoko, especialista em todo o tipo de espécies animais, enumera destinos alternativos para toda a família desfrutar desta estação.

“A separação da família com o animal em questão pode, muitas vezes, gerar doses de nervosismo e ansiedade. Tal pode levar a problemas de saúde no animal, como perda de apetite, problemas urinários, entre outros. É por isso que a Kiwoko, sempre que possível, recomenda escolher viajar com o nosso melhor amigo através de uma infinidade de opções pet-friendly”afirma Marta Machado, Médica Veterinária e Coordenadora das clínicas Iskaypet.

 

Para férias com cães

“Os cães são uma das espécies animais que mais necessitam de cuidados e que, pela sua natureza, mais sofrem com o apego. Por esta razão, há alguns cães que também apreciam as férias com uma mudança de rotina, como famílias temporárias, creches ou hotéis. Por outro lado, muitos outros somatizam esta mudança com ansiedade e nervosismo, o que pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e físico. Nestes casos, aconselhamos a planear férias que os incluam”explica Marta Machado.

Para famílias que adorem o mundo aquático, a viagem pode ser organizada para as diferentes praias dog-friendly existentes ou, então, de acordo com atividades disponíveis. Outra opção são os destinos de montanha, onde se podem fazer caminhadas e trekking e ficar em cabanas e alojamentos onde os cães são bem-vindos. Para os amantes do mundo rural, por outro lado, há uma infinidade de casas onde os cães podem andar livremente e que também permitem visitas a centros históricos que valem a pena conhecer.

 

Viajar com gatos

“Os gatos, por outro lado, tendem a sofrer com ansiedade devido à sua natureza territorial e à sua sensibilidade à mudança quando os membros da sua família viajam sem eles. Esta situação desencadeia frequentemente comportamentos como a ocultação, a agressão ou a vocalização excessiva. Viajar com gatos é possível. Contudo, se gerar muito stress ao animal, é recomendável que fique sob a guarda de alguém de confiança que se possa deslocar para alimentar, brincar e tratar do ambiente em que o gato se encontra”acrescenta a Médica Veterinária.

Os Cafés e Hotéis pet-friendly, situados pelo país, são uma alternativa para desfrutar de umas férias acompanhados pelo nosso felino. Existem também casas de campo e refúgios de montanha com grandes jardins e perímetros seguros, que permitem o acesso e a mobilidade dos animais de estimação em toda a casa.

 

Para aves, roedores, répteis ou peixes

Para as restantes espécies, como as aves (canários, papagaios, periquitos, entre muitos outros), os pequenos roedores (hamsters, porquinhos-da-índia, ratos e ratazanas), bem como os répteis (tartarugas, porquinhos-da-índia, camaleões) ou os peixes, a Kiwoko salienta: “A deslocação deste tipo de animais pode, muitas vezes, ser complicada, uma vez que estão alojados em gaiolas, aquários ou recintos que não permitem a mobilidade. Nestes casos, o melhor é combinar com um familiar, amigo ou pessoa contratada para cuidar do nosso melhor amigo”explica.

“Por outro lado, nos casos em que haja a possibilidade de mobilidade, pode optar por férias como apartamentos, hotéis, hostels ou casas rurais pet-friendly que permitam este tipo de animais. A melhor forma de o saber é falar com o próprio alojamento e pedir-lhe que o informe sobre os serviços e cuidados que têm para a espécie em questão. Com base nisso, podemos então organizar as nossas férias, fazer excursões e deixar o animal ficar sozinho em casa”.

Mais Recentes

Se quer descansar como deve ser importa conhecer qual a melhor posição para dormir

há 7 horas

De ficar de boca aberta: veja o que acontece se usar a casca de banana como ingrediente culinário

há 8 horas

Estes são os signos que conseguem (sempre) os melhores empregos

há 9 horas

Nunca, mas nunca mesmo, coma estes alimentos ao mesmo tempo: descubra as razões para esta “proibição”

há 10 horas

Aprenda a preservar a sua roupa e a sua máquina de lavar com um produto imbatível

há 10 horas

AVC: conheça os principais sintomas e previna-se

há 10 horas

Era o desejo de muitos que agora se concretiza: Mercadona abre (finalmente) uma loja na cidade de Lisboa

há 12 horas

Não se esqueça: horário de inverno está a chegar. Saiba quando é que deve atrasar o seu relógio

há 13 horas

Lista revela os países mais baratos do mundo para viajar (e um deles é europeu)

há 13 horas

Se tem um cão esta noticia interessa-lhe: coleira inteligente revela aos donos como o animal se está a sentir

há 13 horas

Um alerta importante para ter em conta: se ler isto no rótulo de um iogurte, não o compre (nem o consuma)

há 13 horas

Se o seu filho, ou neto, tem um equipamento para ligação gratuita à internet dado pela escola saiba que vai ter de o devolver

há 14 horas

Dia Mundial do Turismo: setor recebeu mais de 4 mil queixas este ano o que representa um aumento de 22%.

há 14 horas

Hipertensão: estudo sugere diferentes indicadores que podem contribuir para a precisão do diagnóstico 

há 14 horas

O robot de cozinha da MasterPRO chega a Portugal em exclusivo, edição limitada e com um desconto de 30%

há 14 horas

Dia Mundial do Aborto Seguro: é imperativo garantir a equidade de todas as mulheres no acesso aos cuidados de saúde

há 14 horas

Dia Mundial da Penicilina: «Não pensei que ia revolucionar a medicina pela descoberta do primeiro antibiótico do mundo. Mas foi isso mesmo o que fiz«, Alexander Fleming, médico

há 15 horas

Entrevista: «A inclusão da vacina contra a zona no Plano Nacional de Vacinação garante a sustentabilidade do SNS», Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase

há 15 horas

Sabe quantas vezes por dia deve limpar a sua língua? Especialista dá a resposta

há 1 dia

Parece demência, mas esta síndrome assustadora ataca muito mais depressa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.