Quer reduzir a ansiedade? Experimente adicionar estes alimentos à sua dieta

Certos alimentos contêm propriedades capazes de melhorar o seu bem-estar durante os períodos de maior ansiedade.

Não tem sido fácil para ninguém viver com medo, em quarentena, cumprindo o distanciamento social. Muitos de nós viram a sua vida completamente transformada. Despedimentos, layoffs e a incerteza sobre o futuro profissional, são alguns dos principais fatores que têm contribuído negativamente para o nosso equilíbrio mental.

Se antes já grande parte da população sofria com sintomas de ansiedade, agora mais do que nunca essa situação parece ter ficado agravada. Muitas vezes motivada por excesso de stress, a ansiedade pode provocar graves distúrbios físicos, psicológicos e emocionais.

[Leia também: Toda a verdade sobre… a Beringela. Diabetes, colesterol ou falta de vitaminas? Este alimento ajuda]

Para além do exercício físico e das práticas de meditação, a dieta alimentar pode também contribuir para suavizar alguns dos sintomas mais negativos da ansiedade. Conheça aqui algumas das propriedades alimentares e nutritivas que podem ajudar a que se sinta um pouco melhor.

 

  1. Iogurte (e outros probióticos)

O iogurte ou outro tipo de alimentos fermentados contém muitas vezes probióticos capazes de ajudar a proteger e reforçar a nossa flora intestinal. Este tipo de alimentos têm propriedades anti-inflamatórias, capazes de auxiliar a função digestiva, contribuindo para um maior bem-estar. Diversos estudos apontam ainda para o facto de os probióticos poderem ser capazes de auxiliara o tratamento de estados de ansiedade e promover a produção de serotonina e dopamina.

  1. Salmão

Muito conhecido pelos seus ácidos gordos ômega-3, o salmão ajuda a regular a serotonina e a dopamina para um efeito calmante e relaxante. Este é um alimento que possui ainda uma forte relação com a função cognitiva e com a saúde mental. Esses ácidos gordos são capazes de reduzir a inflamação, ajudando a prevenir a ansiedade.

  1. Chá de camomila

Este chá ancestral é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes. O consumo desta bebida está associado a um menor estado de ansiedade, conforme comprovou um estudo publicado em 2016. Os participantes que beberam este chá frequentemente conseguiram reduzir alguns dos sintomas mais severos. Esta bebida é ainda ótima para conseguir uma boa noite de sono.

  1. Chocolate negro

Para além do seu sabor delicioso, o chocolate é capaz de reduzir ansiedade e depressão. Um estudo de 2019, concluiu que os participantes que comiam chocolate negro regularmente tinham uma menor probabilidade de se sentirem depressivos. Deve sempre escolher produtos com 70% ou mais de cacau par obter os melhores resultados e apenas consumir pequenas doses.

  1. Abacate (e outros alimentos ricos em vitamina B)

O abacate é atualmente um dos frutos mais populares. Isso acontece por boas razões. Para além do seu sabor e da sua versatilidade, o abacate é também um alimento rico em vitamina B6 e magnésio. Adicionalmente fomenta a produção de serotonina, capaz de reduzir os sentimentos mais depressivos. E claro, é também uma fonte de fibra e de gorduras saudáveis, importantes para o correto funcionamento do nosso organismo.

 

[Leia também: Romã: uma super-fruta recomendada por especialistas de saúde]

 

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

− 1 = 8