Cinco formas de identificar um ovo estragado através da sua frescura
Mergulhe o ovo num copo de água
Uma das formas mais comuns de identificar um ovo estragado é mergulhá-lo numa tigela ou copo com água fria. Existe uma pequena bolsa de ar dentro dos ovos, que com o tempo mais ar passa pela casca e entra dentro dela. Assim a bolsa expande-se, fazendo com que o ovo flutue na água.
Se o ovo afundar de lado ele está no pico da frescura, se afundar em pé ele já passou do pico da frescura, mas pode ser consumido com segurança. Por outro lado, caso o ovo flutue, significa que está estragado, portanto, não deve ser consumido.
Colocar o ovo ao lado do ouvido
Com o passar do tempo, o ovo vai envelhecendo e a humidade de dióxido de carbono escapa da casca. Assim, a clara e a gema secam e encolhem. Logo, a bolha de ar presente dentro do ovo expande-se, o que pode emitir um som ao balançar o ovo.
Por isso, colocar o ovo próximo ao ouvido e chacoalhar pode ser uma boa forma de identificar um ovo estragado. Caso o ovo não emita sons, pode ser consumido com segurança. Por outro lado, se emitir sons, está podre e não pode ser ingerido.
Partir o ovo num recipiente
Outro método bastante utilizado para identificar um ovo estragado é o quebrá-lo num recipiente separado. Assim sendo, será possível analisar a qualidade da clara e da gema. Com o passar do tempo o ovo envelhece, e o conteúdo de dentro não ficará tão unido. Ou seja, tende a se espalhar.
Caso a gema se apresente plana e quebre com facilidade, o ovo está velho.
Ovo estragado tem mau odor
É importante que parta o ovo e analise se existe um cheiro muito forte. Este é o melhor indicador de um ovo estragado. Ao envelhecer ele desenvolve um cheiro sulfuroso que será percebido ao ser partido.
Inspecione a cor do ovo
A frescura de um ovo também pode ser observada através da sua cor. Importa salientar que a cor da gema varia sempre conforme a dieta da galinha. Por isso, ela não se associa ao frescor do ovo. Assim, a clara que deve ser analisada. Por exemplo:
Clara rosa, verde ou iridescente – O ovo está estragado, pois, foi contaminado por bactérias.
Clara grossa e cinzenta – Representa um ovo bastante fresco.
Muito transparente – Significa que o ovo está velho, mas ainda pode ser consumido.
Presença de pontos verdes ou pretos – A presença desses pontos indica que o ovo foi contaminado por fungos e não pode ser ingerido.
Mancha de sangue no ovo – Essa mancha pode ocorrer quando um vaso sanguíneo se rompe na formação do ovo, logo, não está associada à frescura, e pode ser consumido com segurança.