As vinhas centenárias, o cenário idílico de uma primavera em flor e o rico receituário descrito em diversas obras de Eça de Queiroz serviram de inspiração ao chef André Carvalho para a criação de um menu temático e de edição limitada, disponível entre os dias 18 e 30 de abril.
O novo menu serve de arranque a um conjunto de 20 iniciativas previstas acontecer em 2025, de maneira a assinalar as duas décadas do primeiro projeto de enoturismo com hotel vínico do Douro, alojado na centenária Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e de portas abertas desde 2005.
Também no ano em que se comemoram os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz, o Terraçu’s Winery Restaurant desafia os mais curiosos a uma experiência sazonal única. Uma viagem gastronómica pelos sabores mais genuínos do autor de “A Cidade e as Serras”, onde se celebram as maravilhas destas “vinhas que se vão espraiando em socalcos” e do deslumbramento de Jacinto pela comida autêntica e deliciosa, mas também pela “grandeza do Douro e da vinha, a serra … a descoberta da Natureza”.
Deste menu exclusivo fazem parte distintos momentos, a começar pela entrada, uma “Caldeirada Escassa de Sardinha e uma côdea de broa”, descrita na obra “Uma campanha Alegre” – “…comem numa grande tigela, promiscuamente, a caldeirada escassa de sardinha e côdea de broa…” – servida com o Quinta Nova Rosé 2024. A viagem gastronómica prossegue com a “Fava Rica”, de “Os Maias”, harmonizada com o Quinta Nova Reserva Touriga Nacional 2022, passando depois para o “Pregado com molho holandês e espargos”, do livro “A Capital”, que chega à mesa com o Grainha Branco 2023.
De “Ecos de Paris” surge ainda a “Codorniz trufada com creme de alcachofras”, na companhia de Quinta Nova Reserva Terroir 2023, e, finalmente, da obra “A Cidade e as Serras” resulta o “Arroz-doce em pirâmide com caldo de cereja e frutos secos”, sobremesa harmonizada com Quinta Nova Vintage Porto 2022, que se traduz num bailado perfeito de sabores e texturas.