Reduções no IRS? Portugueses estão mais preocupados com a saúde e reformas

Privilegiar a vida, sobretudo com qualidade, é a principal prioridade para os cidadãos nacionais. Abater a dívida aparece na sétima posição na sua lista de interesses.

Os portugueses têm ideias diferentes das dos partidos políticos para que utilização dar aos excedentes do Orçamento de Estado (OE) previstos para a próxima legislatura. Os eleitores colocam, apenas, a redução da carga fiscal em terceiro lugar na sua lista de prioridades, segundo uma sondagem da Aximage para o Jornal Económico.

O investimento na saúde está no topo dos interesses de quase 4 em cada dez pessoas (12,8%). Ainda antes da redução nos impostos para as classes médias (10,7%), os resultados da sondagem dizem que os portugueses preferem aumentar o valor das reformas mais baixas (11,7%). No entanto, a curta diferença entre estes valores pode ser explicada pela divisão da Aximage, de uma menor carga fiscal em duas categorias, entre a diminuição do IRS, e a consequente melhoria dos rendimentos famíliares, e a diminuição do IVA, que tem um papel mais destacado no mundo empresarial.

Os 765 inquiridos, com idades entre os 18 e os 64 anos, ainda se mostraram mais renitentes em destinar o excedente do OE previsto para a próxima legislatura à redução da dívida pública. Esta hipótese ficou ainda atrás de preocupações como a desigualdade social, pobreza e a educação.

Por idades, esta sondagem da Aximage permitiu perceber que os entrevistados com 50 a 64 anos têm uma maior preferência em garantir um desenvolvimento sustentável das finanças públicas e da segurança social. O Jornal Económico desta sexta-feira também refere que pessoas com mais de 65 anos não foram incluídas nesta sondagem, por ser um segmento que tem mais embaraços no acesso online e as entrevistas telefónicas seriam pouco práticas, devido ao grande número de opções nas respostas.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual