Partilhar

Revelado ranking das melhores companhias aéreas do mundo. Há portuguesas na lista

Descubra em que posições.

11 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

AirHelp, apresentou os resultados do seu ranking anual AirHelp Score 2023 onde avalia a performance de várias companhias aéreas e aeroportos a nível mundial.

A classificação AirHelp Score, que existe desde 2015 (tendo sido interrompida no período da pandemia de Covid-19), baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.

Portugal: TAP Air Portugal em 31º lugar

Em contínuo contraciclo com as notícias mais recentes, a companhia aérea portuguesa TAP continua a apresentar uma subida no ranking. Se em 2022 tinha apresentado uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019este ano o mesmo se volta a verificar. Apesar de ter piorado a sua pontuação na pontualidade (5,70), melhorou nas outras duas áreas – qualidade do serviço (7,90) e gestão de reclamações (7,80).

Pela primeira vez, o AirHelp Score analisou também a performance da SATA Azores Airlines. Esta companhia aérea portuguesa entrou diretamente para a 76ª posição (em 83 companhias analisadas) com uma pontuação global de 5,71 (pontualidade: 6,90; qualidade do serviço: 7,70; e gestão de reclamações: 2,25).

Companhias Aéreas melhor classificadas

Qatar Airways é novamente eleita como a melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking da AirHelp. Esta companhia mantém a sua posição desde 2018 e alcançou, este ano, uma pontuação global de 8,38: 8,80 na consideração do cliente; 8,00 no tratamento de reclamações e 8,40 na pontualidade. Em segundo lugar está a Eurowings, que obteve 8,27 pontos no total. A companhia aérea polaca LOT Polish está em terceiro lugar, com uma pontuação de 8,11. As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes.

Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022. A LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top dez, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (terceira posição em 2022), a LATAM Airlines (quinta posição em 2022) e a Japan Airlines (nona posição em 2022). A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição. A Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos.

Duas outras companhias aéreas que se destacam pelo seu bom desempenho em 2023 são a finlandesa Finnair e a Atlantic Airways, que registam as maiores subidas – da 27ª para a 13ª e da 35ª para a 21ª, respetivamente.

A British Airways, por outro lado, cai do 47º lugar em 2022 para o 82º em 2023, ocupando o penúltimo lugar do ranking (82ª posição).

Como é realizado o AirHelp Score?

AirHelp Score 2023 é o décimo relatório da organização desde que esta iniciou as suas avaliações em 2015. Este estudo é desenvolvido pela AirHelp combinando os seus conhecimentos profissionais e perícia industrial para fornecer aos passageiros aéreos as melhores informações possíveis para as melhores experiências de voo: indicações de como serão as suas experiências em diferentes aeroportos em todo o mundo; bem como previsões de como serão tratados em circunstâncias normais pelas várias companhias aéreas e o que esperar caso os voos sejam cancelados ou sofram atrasos.

Para determinar a classificação das companhias aéreas, a AirHelp considera três áreas: processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço. Para conhecer a metodologia 2023 AirHelp Score, clique aqui.

Mais Recentes

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 34 minutos

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 hora

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 hora

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 2 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 4 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 4 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 5 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 5 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 6 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 6 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 7 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 7 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 7 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 7 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 8 horas

Não sabe o que fazer este natal? Vista o casaco e venha daí descobrir um mundo de atividades para toda a família

há 8 horas

CoimbraShopping recebe atuações de Natal nos próximos fins de semana

há 8 horas

Temperaturas baixas? Descubra como proteger a bateria do seu veículo elétrico com estas recomendações

há 20 horas

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 21 horas

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.