<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Roseiral (português) inaugurado pelo rei Carlos III de Inglaterra tem novidades

8 Maio 2023
Sandra M. Pinto

O Roseiral do Parque de Monserrate, inaugurado a 29 de março de 2011, por ocasião da visita a Sintra de Suas Altezas Reais o Príncipe de Gales, atual rei Carlos III de Inglaterra, e a Duquesa da Cornualha, agora, rainha consorte Camilla, tem novidades, numa altura em que a floração atinge o seu auge. O caminho que o atravessa foi reformulado para que os visitantes possam percorrê-lo confortavelmente e na sua plenitude. Para estimular o contacto com as cores, fragrâncias e formas das roseiras, foram criados pontos de estadia em locais estratégicos. A intervenção vem, assim, permitir que os visitantes usufruam da beleza deste importante espaço do parque e das vistas sobre a linha costeira de Sintra e sobre o Palácio de Monserrate e o seu relvado, facto que vem potenciar a sua vivência e interpretação.   O anúncio desta novidade acontece nas vésperas da cerimónia de coroação do rei Carlos III de Inglaterra, agendada para o próximo sábado, dia 6 de maio. O monarca e a rainha consorte têm uma ligação especial a Monserrate. Em 2011, visitaram o Palácio, fortemente influenciado pela presença britânica em Portugal, e inauguraram o Roseiral, após um restauro integral, tendo plantado, simbolicamente, uma rosa.   Contando, atualmente, com 800 roseiras de 200 espécies, o Roseiral de Monserrate ocupa uma área de cerca de 6 mil metros quadrados. A sua origem remonta, provavelmente, ao tempo das intervenções iniciais feitas por Francis Cook, no século XIX. Para o milionário inglês, a rosa − a flor do amor por excelência, mas também a flor da nação inglesa − era a rainha das flores e representava tudo o que os jardins do oriente podiam trazer à sua criação exótica.   O novo caminho do Roseiral, executado com métodos construtivos tradicionais, como é hábito em todas as intervenções nos…

O Roseiral do Parque de Monserrate, inaugurado a 29 de março de 2011, por ocasião da visita a Sintra de Suas Altezas Reais o Príncipe de Gales, atual rei Carlos III de Inglaterra, e a Duquesa da Cornualha, agora, rainha consorte Camilla, tem novidades, numa altura em que a floração atinge o seu auge. O caminho que o atravessa foi reformulado para que os visitantes possam percorrê-lo confortavelmente e na sua plenitude. Para estimular o contacto com as cores, fragrâncias e formas das roseiras, foram criados pontos de estadia em locais estratégicos. A intervenção vem, assim, permitir que os visitantes usufruam da beleza deste importante espaço do parque e das vistas sobre a linha costeira de Sintra e sobre o Palácio de Monserrate e o seu relvado, facto que vem potenciar a sua vivência e interpretação.

 

O anúncio desta novidade acontece nas vésperas da cerimónia de coroação do rei Carlos III de Inglaterra, agendada para o próximo sábado, dia 6 de maio. O monarca e a rainha consorte têm uma ligação especial a Monserrate. Em 2011, visitaram o Palácio, fortemente influenciado pela presença britânica em Portugal, e inauguraram o Roseiral, após um restauro integral, tendo plantado, simbolicamente, uma rosa.

 

Contando, atualmente, com 800 roseiras de 200 espécies, o Roseiral de Monserrate ocupa uma área de cerca de 6 mil metros quadrados. A sua origem remonta, provavelmente, ao tempo das intervenções iniciais feitas por Francis Cook, no século XIX. Para o milionário inglês, a rosa − a flor do amor por excelência, mas também a flor da nação inglesa − era a rainha das flores e representava tudo o que os jardins do oriente podiam trazer à sua criação exótica.

 

O novo caminho do Roseiral, executado com métodos construtivos tradicionais, como é hábito em todas as intervenções nos parques e jardins sob gestão da Parques de Sintra, vem, igualmente, facilitar a manutenção do espaço. Dada a variedade de roseiras que alberga e as necessidades especiais de cada uma, este jardim requer um elevado nível de manutenção, com trabalhos todos os meses nos extensos canteiros que o constituem. A poda anual de roseiras e as mondas mensais, ficarão, assim, facilitadas, pois os resíduos produzidos passarão a ser removidos de forma mais expedita e eficiente.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 9 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 9 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 10 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 10 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 10 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 11 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 11 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 11 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 11 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 12 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 12 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 12 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 13 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 13 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 14 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 14 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 14 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 14 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 15 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.