Em termos técnicos são todas emulsões, ou seja, uma mistura de ingredientes aquosos e oleosos. Sendo a proporção desses ingredientes o que possibilita diferenciar uma emulsão como loção, creme ou pomada. Além dessa distinção, as emulsões têm características próprias que lhes conferem benefícios de utilização em determinado tipo de situações. Descubra as diferenças e vantagens de cada uma:
Loções
As loções são emulsões com uma elevada percentagem de água na sua composição, superior à presente num creme ou pomada, o que lhes permite adquirir uma consistência líquida. A sua fluidez proporciona uma aplicação rápida, não gordurosa, e uniforme sobre uma ampla área da pele. Estão indicadas para todos os tipos de pele mas, como não têm um acabamento oleoso, são ideais para peles oleosas ou com tendência acneica. São também adequadas para as áreas do corpo com mais pelos.
Cremes
Os cremes são mais espessos que as loções porque têm uma proporção superior de óleo (50% óleo e 50% água) mas, por outro lado, apresentam uma consistência menos espessa e mais agradável que as pomadas, permitindo uma aplicação rápida e fácil sobre a pele. São indicados para a hidratação de peles normais e secas.
Pomadas
As pomadas são as que apresentam uma consistência mais espessa (80% óleo e 20% água), pois são compostas por materiais mais gordurosos, como a parafina líquida ou a vaselina. Assim, devido à sua consistência e elevada viscosidade, são mais difíceis de espalhar que as restantes emulsões, ou seja, são ideais para aplicar em pequenas áreas. As pomadas têm a vantagem de formar uma barreira oclusiva e protetora sobre a pele, o que permite que os ingredientes ativos penetrem melhor. Estão indicadas na hidratação da pele com secura extrema.