Sabe como é que o frio afeta o seu corpo? Eis 5 sintomas que deve esperar

É oficial: o frio está a chegar. É tempo de se preparar e minimizar o impacto das temperaturas mais baixas no seu bem-estar.

O inverno é sem dúvida uma estação do ano que divide muitas pessoas. É certo que há quem adore a neve, as noites passadas à frente da lareira e as bebidas quentes. Mas sabemos também que esta é uma altura do ano especialmente perigosa para a sua saúde.

Mais do que as conhecidas constipações e gripes, o inverno pode trazer um conjunto de outros problemas tais como pele seca, maiores chances de depressão e mais dores de cabeça do que seria normal.

Para o ajudar a preparar-se para alguns destes sintomas, o portal BestLife definiu exatamente algumas das principais alterações que o nosso organismo sofre ao longo do Inverno.

  1. A sua pressão arterial aumenta

Nesta altura do ano os nossos vasos sanguíneos “apertam” de forma a manter uma adequada temperatura corporal. Apesar de isto ser uma resposta natural do nosso organismo, a verdade é que pode ter algumas consequências negativas para a sua saúde, na medida em que a nossa pressão arterial tende a aumentar. Este incremento pode colocar o seu coração sob um stress desnecessário, podendo originar mais tarde um ataque cardíaco.

  1. Os níveis de serotonina baixam

A depressão é uma preocupação frequente nesta altura do ano. Aliás os problemas e ansiedades especificamente relacionados com o inverno têm até uma identificação própria: Seasonal Afective Disorder (desordem afetiva sazonal).

Grande parte deste problema é explicado por uma menor atividade da serotonina durante os meses mais frios do ano. Esta é uma substância química que nos faz sentir bem, confiantes e positivos. Como tal, a sua menor presença dá origem a estados de espírito mais tristes e “cinzentos”.

  1. A sua pele fica mais seca

No Inverno os níveis de humidade decrescem. Ora, isto pode afetar seriamente a sua pele. Quando o ar é mais fresco e seco, a água na nossa pele tende a evaporar-se mais rapidamente. Isto faz com que sinta a sua pele mais seca e frágil.

De forma a manter a sua pele hidratada, assegure-se de que usa roupas adequadas e que aplica diariamente um creme hidratante.

  1. As suas vias respiratórias ficam irritadas

O vento frio e seco não causa danos apenas à sua pele. As suas vias respiratórias são outro “alvo”. Especialmente para quem sofre de Asma ou bronquite, estas condições atmosféricas podem causar faltas de ar e ataques de tosse.

Como forma de evitar alguns destes sintomas, não se esqueça de usar um cachecol ou outro tipo de tecido que proteja tanto o seu nariz como a sua boca sempre que sai à rua.

  1. Os seus níveis de colesterol aumentam

Em 2014, alguns investigadores do John Hopkins Ciccarone Center for the Prevention of Heart Disease apresentaram um estudo que indicava a forma como os níveis de colesterol tendem a ser mais altos durante os meses de inverno. Este fenómeno parece ser explicado pela falta característica de vitamina D no organismo.

Um menor período de exposição solar, leva a que o colesterol acabe por ser menos vezes convertido em vitamina D. Como tal os meses de Inverno acabam por ser caracterizados por níveis mais alto de colesterol e por níveis mais baixos de vitamina D.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020