Sabe o que é o ‘ikigai’? O segredo japonês para uma vida longa e feliz

Este conceito japonês, associado à longevidade, é o segredo de muitos seguidores na vila japonesa, Ogimi, em Okinawa, famosa pelo recorde de centenários no Guiness.

O ‘ikigai’ fala sobre a descoberta do propósito da vida. Os especialistas sugerem que tal é possível se a pessoa souber o que gosta mesmo de fazer, conhecer as suas melhores habilidades, tiver o conhecimento adequado para se sentir útil e, posteriormente, ser reconhecido pela sociedade.

A palavra ‘ikigai’ não tem tradução em português, mas é um termo que simboliza ‘a razão de ser’ ou, se preferir, ter o conhecimento dos seus próprios objetivos de vida. A ideia-chave desta filosofia de vida é conhecermo-nos ao ponto de conseguirmos ser felizes e enfrentar qualquer adversidade.

Para os japoneses, todos carregamos o nosso próprio ‘ikigai’, descobri-lo é essencial para a nossa vida tomar o seu rumo e nós termos o controlo da mesma. Mais do que um conceito, ‘ikigai’ é um estilo de vida que incentiva a pessoa a manter-se sempre ativa na procura da sua verdadeira paixão, capaz de a fazer sair da cama e lutar pela concretização dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Assim, mais do que apregoar uma vida longa, ao encontrar o seu ‘ikigai’, a pessoa pode aproveitar a vida e saber o que fazer com ela. Logo, além de mais tempo, consegue-se aumentar a qualidade de vida. Ao contrário de outras filosofias de vida que defendem o abrandamento do ritmo diário, o segredo pode estar na felicidade que vem de ter algo para fazer.

Com efeito, poucas filosofias de vida podem ser tão básicas como a que é representada por este conceito japonês, ‘ikigai’.

A descoberta de um significado para a própria vida, com as suas paixões e propósito, é a chave para a pessoa se afastar do sentimento de desilusão.

Ou seja, esta filosofia pode funcionar, também, como uma terapia para lidar com uma das doenças mais comuns da atualidade, descrita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia silenciosa: a depressão.

Leitura para aprofundar o seu conhecimento sobre ikigai

À venda em Portugal, pode encontrar dois livros sobre este conceito que deverão fazer parte da sua leitura deste verão:

“O Pequeno Livro do Ikigai”, da editorial Presença, que é um guia escrito por um reconhecido neurocientista japonês, autor de inúmeros bestsellers, Ken Mogi. Este livro é um auxiliar para a compreensão desta filosofia de vida e na descoberta do seu próprio ‘Ikigai’.

“Ikigai – Guia Prático”, da editora Albatroz, como o próprio nome indica, pretende ser um livro orientador, em que os autores, Héctor Garcia e Francesc Miralles, revelam os segredos – exercícios e hábitos – dos centenários japoneses para uma vida longa e feliz.

Encontrar a “razão de ser” online

Outra forma de descobrir o seu próprio ‘ikigai’ online é através do site http://ikigaitest.com/pt/

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table
Automonitor
Audi assinala os 25 anos de desportivos RS