Partilhar

Sabe o que motiva cada geração no local de trabalho? Este estudo dá a resposta (surpreendente, em alguns casos)

O Estudo “Motivação de Geração em Geração” da EY Portugal questionou 1300 trabalhadores portugueses, de diferentes gerações, para saber quais os fatores que mais impactam a sua motivação no local de trabalho.

7 Dezembro 2020
Forever Young

De entre as quatro gerações que, atualmente, coexistem no mercado de trabalho – Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z – são os primeiros que se mostram mais impactados pelos desafios impostos pela pandemia. De acordo com o estudo, são estes trabalhadores, com uma média de idade de 60 anos, quem mais sente os efeitos do atual contexto. O impacto é mais expressivo na importância que atribuem hoje ao espaço físico de trabalho: se, antes, era a geração que menos importância atribuía ao local de trabalho, é agora aquela que mais o privilegia. Da mesma forma, passaram a colocar mais peso em temas como o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, priorizando a necessidade de serem informados sobre a estratégia da empresa. Passaram, também a valorizar mais a autonomia na função desempenhada.

O estudo “Motivação de Geração em Geração” revela que  a obrigatoriedade do teletrabalho imposta nos últimos meses a uma grande fatia da população trabalhadora em Portugal veio também trazer maior dinâmica à forma como as gerações valorizam a proximidade entre o local de trabalho e o local de residência. Antes da pandemia, mais de  metade dos participantes Millennials (nascidos entre 1980 e 1995) e da Geração Z (nascidos a partir 1996) consideravam esta proximidade relevante; agora, apenas um terço.

Impelidos também pelo atual contexto, todas as gerações auscultadas atribuem, atualmente, mais importância à inovação tecnológica da empresa para a qual trabalham. Por outro lado, antes do surto de Covid-19, eram as gerações mais jovens quem mais ponderava sair da empresa no próximo ano. Agora, são os Baby Boomers quem mais equaciona essa possibilidade.

 

O que valorizam as diferentes gerações?

Os Baby Boomers valorizam o reconhecimento do seu trabalho e de um bom ambiente de trabalho, sendo, dos que mais privilegiam a autonomia. A colaboração e entreajuda entre colegas é também um factor fundamental para esta geração, que se mostra mais conservadora: por exemplo, apenas uma pequena minoria valoriza um ambiente de trabalho mais informal.

Também os participantes da Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) consideram ser importante a manutenção de um bom ambiente laboral, assim como o reconhecimento do seu trabalho. E contrariando a ideia de que são workaholics, estes profissionais garantem que um dos fatores que mais apreciam é o equilíbrio entre a vida laboral e a esfera pessoal. Em contrapartida, a maioria diz-se insatisfeita com o seu pacote de benefícios, sublinhando que a remuneração é um factor determinante para a escolha de novos projetos profissionais. Por isso, para se sentirem realizados necessitam de remuneração adequada e reconhecimento profissional.

Por seu turno, os Millennials apresentam dois traços muito distintivos: não só consideram relevante o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como querem ver o seu trabalho reconhecido. E destacam-se das gerações anterior pela importância que dão à formação e ao desenvolvimento como drivers motivacionais, privilegiando oportunidades de crescimento. Contudo, apenas uma minoria considera que a função que desempenha lhe permite desenvolver novas competências. Talvez por isso, só um número reduzido dos participantes que se encaixam nesta faixa etária admita que se sente desafiado profissionalmente.

Finalmente, a Geração Z, que começou a entrar mais recentemente para o mercado de trabalho, quer ter perspetivas de evolução na carreira. Afirmam que necessitam de ter oportunidades de crescimento e a remuneração adequada para se sentirem realizados. Valorizam menos a autonomia e mostram alguma inquietação, procurando novos projetos profissionais, sublinhando que não se sentem desafiados profissionalmente.

 

 

 

(artigo originalmente publicado no site Human Resources Portugal)

 

Mais Recentes

Ibuprofeno: fique a par dos efeitos colaterais (e muitas vezes irreversíveis) do medicamento que todos conhecem

há 13 horas

Óbito: Morreu o treinador do Futalmeirim, Vítor Cerqueira

há 13 horas

Alerta a ter em conta: a cor da sua língua pode indicar que sofre de diabetes, de acordo com a Universidade de Harvard

há 13 horas

Já lanchou? Se ainda não experimente estas mini tortitas de lentilhas de queijo e trufa e queijo azul

há 14 horas

Não procure mais: a Lefties tem a roupa de festa mais confortável e elegante deste Natal (desde 12,99 euros)

há 14 horas

«Se descobrir o que está dentro dos nuggets de frango nunca mais os vai querer comer», assegura este cientista

há 14 horas

Diga adeus à batata e ao arroz: esta comida muito popular em Marrocos é considerada uma boa alternativa

há 15 horas

Alzheimer: fique atento a este sintoma inicial da doença que pode surgir quando está na casa de banho

há 15 horas

Se tem o hábito de guardar a berinjela no frigorifico pare já de o fazer: conheça o lugar surpreendente da cozinha onde deve conservar o vegetal

há 15 horas

«Doem-me os ossos; vem lá chuva»: certamente já ouviu alguém dizer isto, mas será que há pessoas que conseguem ‘prever’ o tempo? Vejamos o que diz a ciência

há 16 horas

Descobrimos o segredo certo para fazer a melhor paella do mundo e vamos revelá-lo

há 16 horas

Mira Maia Shopping recebe exposição sobre o sistema ColorADD

há 17 horas

Marca lança a nova mala em colaboração com um dos últimos artesãos da arte da porcelana portuguesa

há 17 horas

Sabe quanto tempo a maioria dos portugueses passa na Internet e nas redes sociais? Veja se concorda

há 17 horas

Sabia que a música pode desempenhar um papel de extrema importância na aprendizagem de uma língua estrangeira?

há 17 horas

Estes são os presentes em que os portugueses mais apostam (apesar de se manterem cautelosos nos gastos)

há 18 horas

MAR Shopping Matosinhos vai contribuir para equipar espaço para doentes oncológicos

há 18 horas

Anda nos pés de muita gente: vamos cantar os parabéns aos 75 anos desta marca

há 18 horas

Se é mulher aproveite a Black Friday para cuidar de si: vai poder usufruir de um desconto de até 35%

há 18 horas

Uma verdadeira prenda de Natal antecipada: estas 5 famílias portuguesas receberam casas “gratuitas”

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.