<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe para que serve a arnica?

1 Março 2023
Sandra M. Pinto

São muitas as suas utilizações.

A arnica é usada topicamente (aplicada na pele) para uma ampla gama de condições, incluindo contusões, entorses, dores musculares, cicatrização de feridas, flebite superficial, dores nas articulações, inflamação de picadas de insetos e inchaço de ossos partidos.

Estudos mais recentes sugerem que ela também pode ser útil no tratamento de queimaduras.

Também é usada na homeopatia para tratar músculos doloridos, contusões e outras condições causadas por esforço excessivo ou lesão.

Mas as doses homeopáticas são extremamente diluídas. Elas não contêm nenhuma quantidade detetável da planta e geralmente são seguras para uso interno quando tomadas de acordo com as instruções do rótulo.

Apesar do seu uso homeopático, usa-se mais a arnica como tratamento tópico para contusões, entorses e dores musculares. Sendo assim, encontra-se arnica com mais frequência na forma de pomada ou líquido. Deve-se esfregar na área afetada da pele várias vezes ao dia.

Segundo o HMPC, Comité de Medicamentos Herbal da Agência Europeia de Medicamentos, as conclusões sobre o uso desses medicamentos à base de flor de arnica para o alívio de contusões, entorses e dores musculares localizadas são baseadas np seu uso tradicional.

Isso significa que, embora não haja evidências suficientes de ensaios clínicos, a eficácia desses medicamentos fitoterápicos é plausível. Isso porque há evidências de seu uso ​​com segurança dessa forma há pelo menos 30 anos.