<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe porque a ansiedade pode engordar? Aqui encontra a explicação

27 Abril 2022
Sandra M. Pinto

É importante identificar a presença de ansiedade para ser possível iniciar o seu tratamento e assim permitir a perda de peso.

A ansiedade pode engordar porque provoca alterações na produção de hormonas, diminui a motivação para se ter um estilo de vida saudável e causa episódios de compulsão alimentar, em que o indivíduo come grandes quantidades de alimentos na tentativa de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Ansiedade causa alterações hormonais

A ansiedade causa um aumento na produção da hormona cortisol, também é conhecida como a hormona do stress, e que tem como efeito estimular a produção de gordura no organismo. Isso acontece porque, em situações de stress, o corpo tende a produzir mais reservas de energia na forma de gordura para que o organismo tenha uma boa reserva calórica que possa ser utilizada em casos de crise alimentar ou momentos de luta.

Ansiedade causa compulsão alimentar

A ansiedade causa momentos de compulsão alimentar, com aumento no consumo especialmente de doces, pães, massas e outros alimentos fontes de carboidratos simples e açúcar. Isso origina, naturalmente, um grande aumento no consumo de calorias, levando ao aumento de peso e dificuldade em emagrecer.

Estes momentos de compulsão acontecem porque alimentos doces ou ricos em carboidratos estimulam a produção de serotonina, uma hormona que gera a sensação de bem-estar no organismo, aliviando, momentaneamente, a ansiedade.

Ansiedade diminui a motivação

A ansiedade diminui a motivação do indivíduo para procurar um estilo de vida saudável, fazendo com que não tenha ânimo para praticar atividade física e alimentar-se bem. Isso acontece, principalmente, devido ao excesso de cortisol, a hormona do stress, que dá uma sensação de corpo cansado e sem ânimo.