A ansiedade pode engordar porque provoca alterações na produção de hormonas, diminui a motivação para se ter um estilo de vida saudável e causa episódios de compulsão alimentar, em que o indivíduo come grandes quantidades de alimentos na tentativa de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
Ansiedade causa alterações hormonais
A ansiedade causa um aumento na produção da hormona cortisol, também é conhecida como a hormona do stress, e que tem como efeito estimular a produção de gordura no organismo. Isso acontece porque, em situações de stress, o corpo tende a produzir mais reservas de energia na forma de gordura para que o organismo tenha uma boa reserva calórica que possa ser utilizada em casos de crise alimentar ou momentos de luta.
Ansiedade causa compulsão alimentar
A ansiedade causa momentos de compulsão alimentar, com aumento no consumo especialmente de doces, pães, massas e outros alimentos fontes de carboidratos simples e açúcar. Isso origina, naturalmente, um grande aumento no consumo de calorias, levando ao aumento de peso e dificuldade em emagrecer.
Estes momentos de compulsão acontecem porque alimentos doces ou ricos em carboidratos estimulam a produção de serotonina, uma hormona que gera a sensação de bem-estar no organismo, aliviando, momentaneamente, a ansiedade.
Ansiedade diminui a motivação
A ansiedade diminui a motivação do indivíduo para procurar um estilo de vida saudável, fazendo com que não tenha ânimo para praticar atividade física e alimentar-se bem. Isso acontece, principalmente, devido ao excesso de cortisol, a hormona do stress, que dá uma sensação de corpo cansado e sem ânimo.