O sol é o culpado: os seus raios provocam maior vasodilatação nos pés e nas mãos e, mais especificamente, nas unhas. Isso provoca um maior fluxo de sangue responsável por fazer crescer as unhasmais rápido no verão. A questão, conforme explica o Instituto Valenciano do Pé, entre outras instituições e especialistas em podologia, é que a raiz da unha e a zona da matriz possuem muitos vasos sanguíneos, ou seja, é uma zona altamente vascularizada.
No verão crescem mais, também, porque são constituídas principalmente por células mortas endurecidas que contêm queratina, uma proteína fibrosa que o corpo produz naturalmente e que confere às unhas a sua dureza e cálcio. A maior contribuição de queratina das células mortas vem dos próprios ossos, explicam os especialistas.
O que é importante para que cresçam, como bem sabemos, é a sua raiz, que não fica exposta ao exterior, mas fica debaixo da nossa pele. E a queratina os ajuda nessa função, para que nas raízes sejam criadas novas células que empurram as novas e é isso que as faz crescer.
Por outro lado, com temperaturas baixas, o efeito no nosso corpo é o oposto, a vasoconstrição. O que significa que menos sangue chega até eles e, portanto, crescem mais lentamente.