Prevê-se que a idade da reforma obrigatória aumente na maioria dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
As idades da reforma incluem dois tipos: a antecipada e a normal. Para os homens, as idades da reforma antecipada variam entre os 59 anos, na Lituânia, e os 63,7 anos, na Alemanha, de acordo com os dados da OCDE. Para as mulheres, os números variam entre os 58 anos, na Lituânia, e os 63,7 anos na Alemanha, refere a Euronews.
«Em França, a idade atual da reforma antecipada é de 62 anos, tanto para homens, como para mulheres, algo que acontece em quase metade dos países, incluindo a Suécia, Noruega, Itália, Grécia e Áustria», é dito, «as idades da reforma legal variam mais em comparação com a idade da reforma antecipada. Para os homens, varia entre os 52 anos, na Turquia, e os 67 anos, na Noruega e Islândia. Para as mulheres, é de 49 anos na Turquia».
Já a Noruega e a Islândia têm as idades da reforma mais elevadas, «que se fixa nos 67 anos».
Avança a Euronews que a «média da União Europeia (UE) é de 64,3 anos para os homens e de 63,5 anos para as mulheres».
Acrescentando que «em França, a idade efetiva da reforma é de 64,5 anos, tanto para homens como para as mulheres, de acordo com o conjunto de dados da OCDE. Isto significa que França tem uma idade de reforma ligeiramente mais elevada do que a média da UE. É, contudo, mais baixa do que acontece com alguns outros membros do bloco, como é o caso da Alemanha, onde o número se situa nos 65,7 anos, tanto para homens como para mulheres».
Excluindo a Turquia, «a idade mínima atual da reforma em toda a Europa é de 62 anos para os homens e de 60 anos para as mulheres» é ainda referido.
«A idade atual da reforma é de 65 anos ou mais, na maioria dos países europeus, onde os dados da OCDE estão disponíveis», avança, «dos países membros da UE, a Grécia, a Itália, o Luxemburgo e a Eslovénia têm a idade da reforma atual mais baixa, que se fixa nos 62 anos tanto para os homens como para as mulheres».
Em Portugal, a reforma tem vindo a aumentar ao longo dos anos e agora, em 2023, baixou para os 66 anos e quatro meses, menos três meses face a 2021.