O valor da icónica marca Mercedes-Benz cresceu cerca de 10 % no ano passado, revela o estudo “Best Global Brands 2022” da Interbrand. Isto realça o sucesso da transição da empresa no sentido de um futuro elétrico e impulsionado por software. A Mercedes-Benz iniciou o realinhamento da marca em 2021 com a separação da Daimler Truck e a atualização da estratégia. O objetivo consiste em concentrar-se ainda mais no segmento de luxo e utilizar consistentemente as oportunidades de crescimento e de rentabilidade. A Mercedes-Benz pretende fabricar os automóveis mais desejados do mundo e assumir a posição de liderança na mobilidade elétrica e em software para automóveis. Para alcançar um posicionamento de marca estruturalmente superior, o portfólio de modelos será realinhado, conforme anunciado pela empresa em maio de 2022. A decisão estratégica de fabricar exclusivamente veículos elétricos até 2030 – sempre que as condições do mercado o permitam – e a ambição de se tornar neutra em emissões de CO2 até 2039 reforça ainda mais a ligação entre o luxo e a sustentabilidade.
Atenção orientada para o cliente: experiências únicas da marca para atender a novos grupos-alvo
Além do portfólio de produtos, todo o modelo de negócio será orientado de forma ainda mais consistente para o luxo. A comunicação e as vendas estão cada vez mais centradas nas necessidades e nas pretensões dos clientes. A Mercedes-Benz atribui grande importância a alcançar os seus clientes e potenciais grupos-alvo diretamente nas suas zonas de atuação e a inserir-se nestas de forma credível e autêntica com experiências únicas e individuais da marca. Para esta finalidade, a empresa está recetiva a colaborações com personalidades e marcas de uma grande variedade de indústrias – desde a tecnologia à moda, música, filmes e desporto. Tais criações conjuntas permitem perspetivas completamente novas. Tornam possível estabelecer contacto com grupos-alvo que de outra forma teriam pouca ou nenhuma afinidade com a indústria automóvel. Os canais de vendas são consistentemente alinhados com as necessidades reais dos clientes e são complementadas com formatos inovadores e oportunidades para a presença da marca tanto online como fisicamente. Os exemplos incluem Salões Privados da Mercedes-AMG e do Mercedes-Benz Classe G bem como a Mercedes-AMG Store no Dubai. O Mercedes-Maybach Atelier inaugurado recentemente em Shanghai também faz parte da estratégia global.