Os diferentes tipos de hepatite são: A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crónica.
Hepatite A
Apresenta sintomatologia discreta, caracterizada por cansaço, fraqueza, diminuição do apetite e dor na parte superior da barriga, mas pode ocorrer um quadro de hepatite fulminante. As pessoas que já tiveram hepatite A apresentam imunidade a este tipo de hepatite, no entanto, continuam suscetível aos outros tipos.
A transmissão do vírus da hepatite A acontece através do contato com água ou alimentos contaminados.
Hepatite B
Pode ser assintomática, mas, mesmo assim, precisa de tratamento para evitar a progressão da doença e deterioração do fígado.
É transmitida através do contato com sangue ou secreções contaminadas, como transfusões sanguíneas, partilha de seringas e agulhas e relação sexual desprotegida.
Hepatite C
Os sintomas surgem entre 2 meses e 2 anos após o contato com o vírus, sendo os principais a pele amarelada, urina escura, dores abdominais e perda de apetite.
É uma infeção do fígado causada pelo contato com sangue ou secreções contaminadas com o vírus e que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento é rapidamente iniciado.
Hepatite D
Pode ser assintomática, sintomática ou sintomática grave de acordo com o grau com que o vírus atinge o fígado.
Pode ser transmitida através do contato com pele e mucosa contaminadas com o vírus, através de relações sexuais desprotegidas ou partilha de agulhas e seringas.
Hepatite E
Normalmente é assintomática, principalmente em crianças, mas quando surgem sintomas, os principais são febre baixa, dor abdominal e urina escura.
É transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes e urina de pessoas contaminadas com o vírus.
Hepatite F
É considerada um subgrupo da hepatite C, no entanto o vírus causador dessa hepatite ainda não foi identificado, por isso, este tipo de hepatite não é relevante.
Hepatite G
É causada pelo vírus da hepatite G que frequentemente se encontra em indivíduos diagnosticados com hepatite B, hepatite C ou HIV.
Hepatite autoimune
Os sintomas da hepatite autoimune acontecem devido à desregulação do sistema imunológico, resultando em dor abdominal, pele amarelada e náuseas.
Hepatite medicamentosa
Os sintomas da hepatite medicamentosa são os mesmos que o da hepatite viral, ou seja, vómitos, náuseas, dor abdominal, urina escura e fezes claras, por exemplo.
Hepatite crónica
É caracterizada por fadiga, dores nas articulações, febre, mal-estar, diminuição do apetite e perda da memória.