Partilhar

Sabia que a sua câmara pode estar a filmá-lo secretamente? Aprenda aqui como fazê-la parar

Ora veja

13 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Duas em cada três pessoas estão preocupadas por poderem ser rastreadas online por criminosos, de acordo com uma pesquisa da NordVPN. Este medo não é irracional — na verdade, um dos crimes de cibersegurança mais comuns é o hacking de câmaras. Os criminosos podem secretamente espiar os utilizadores, gravar vídeos deles e depois chantagear as vítimas, ameaçando divulgar as imagens publicamente. Além disso, a fama indesejada não é o único efeito negativo que o “camfecting” pode ter.

“Um ataque camfecting não é difícil de executar. Para sequestrar a câmara do seu dispositivo, os hackers precisam de colocar no seu portátil ou smartphone um malware de controlo remoto. Um ataque de segurança cibernética pode ser executado através do envio de emails infetados, atraindo os utilizadores para sites maliciosos, ou infetando downloads de torrent ou downloads de sites não autorizados. Felizmente, é fácil identificar os sinais de alerta ou melhorar a segurança da câmara do seu computador ou smartphone”, diz Adrianus Warmenhoven, um especialista de cibersegurança da NordVPN.

Quais são os sinais de camfecting? 

Muitos sinais podem indiciar uma câmara hackeada. Por exemplo, se o indicador luminoso da sua câmara estiver aceso ou a piscar mesmo que você não tenha ligado a câmara, pode ser um sinal de que está a ser alvo de camfecting. No entanto, pode nem sempre ser esse o caso: uma câmara a funcionar de forma anormal pode estar relacionada com uma aplicação que está a ser executada em segundo plano.

Existem outros sinais de potencial camfecting, como a bateria a esgotar-se mais rapidamente, apps aleatórias instaladas sem o conhecimento do utilizador, ou o dispositivo a travar ou a congelar. Também é aconselhável instalar ou executar um software de deteção de malware, como o Proteção Contra Ameaças ou um antivírus. Se um utilizador notar algum destes sinais, os especialistas aconselham falar com profissionais de TI. 

Como proteger o dispositivo de camfecting?

“Colocar um pedaço de fita ou uma camcover sobre a câmara do dispositivo é talvez a maneira mais fácil e confiável de impedir que alguém o observe através da câmara do seu computador e melhorar a segurança da sua casa. No entanto, ao colocar este bloqueio físico, você simplesmente restringe a visão do invasor, mas não resolve o problema real. Lembre-se que o mesmo malware que permite aos cibercriminosos aceder à sua câmara também pode permitir o acesso aos seus ficheiros pessoais, mensagens e histórico de navegação”, diz Warmenhoven. 

Para se proteger de malware, Adrianus Warmenhoven recomenda seguir os seguintes passos:

  • Ativar a firewall. Uma firewall protege o sistema ao monitorizar o tráfego da rede e bloquear conexões suspeitas. Os utilizadores devem ter configurações de segurança e garantir que a firewall de origem do computador está em execução. 
  • Use um antivírus de confiança. Os utilizadores devem escolher um antivírus com proteção avançada contra malware, spyware e vírus. Um programa antivírus vai detetar e neutralizar ameaças maliciosas antes que estas causem qualquer dano. Por exemplo, a funcionalidade Proteção Contra Ameaças da NordVPN neutraliza ameaças cibernéticas, como ficheiros cheios de malware ou sites maliciosos, antes que estas possam danificar o seu dispositivo. 
  • Não caia numa armadilha de phishing. Os hackers podem disfarçar-se de operadores de apoio ao cliente dizendo que há um problema com o dispositivo ou software e que precisam resolver a situação. É uma técnica de phishing comum usada pelos cibercriminosos para colocar um software de controlo remoto num dispositivo. Esse software permite-lhes então aceder à sua câmara e gerir as suas permissões. Outra forma de levar as vítimas a descarregar malware é através de emails de phishing que escondem URLs falsos e ficheiros maliciosos. 
  • Mantenha-se seguro ao aceder a um Wi-Fi público usando uma VPN. As redes Wi-Fi públicas são altamente vulneráveis a hackers. Os cibercriminosos geralmente apontam a pessoas que estejam a aceder a hotspots grátis e tentam inserir malware nos seus dispositivos. Os utilizadores devem sempre usar uma VPN para usufruírem de uma ligação Wi-Fi e protegerem-se de bisbilhoteiros indesejados.

Mais Recentes

Ouro, incenso e mirra inspiram novos doces da Casa das Lérias

há 52 minutos

MarLuso reinventa a tradição no novo menu de Inverno

há 2 horas

Novo Mundo apresenta menus exclusivos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 3 horas

Galáxia Skyfood apresenta novo menu assinado pelo chef Roberto Barros

há 4 horas

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 5 horas

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 6 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 23 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 24 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 1 dia

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 1 dia

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 1 dia

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 1 dia

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 2 dias

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.