Sabia que os 60 podem ser melhor fase da sua vida?

Ao contrário do que muitos pensam este pode ser um dos melhores períodos das nossas vidas.

É certo que existem inúmeros inconvenientes no processo de envelhecimento.

Ao longo dos anos vamos perdendo algumas qualidades (sobretudo físicas) que acabam por nos condicionar. Também a nossa mente, principalmente após os 65 anos, parece ir perdendo alguma da agilidade e rapidez nos processos.

Posto isto, parece óbvio que nada de positivo pode resultar de envelhecermos. Mas felizmente isso não corresponde à verdade. Existem inúmeros pontos positivos associados ao período da nossa suposta “velhice”.

O portal Considerable reuniu alguns dos principais argumentos que o podem ajudar a olhar para esta fase da sua vida com outros olhos. Aqui apresentamos os 5 principais.

1- Você está agora mais inteligente do que nunca

Não, é obvio que o seu QI não aumentou subitamente. No entanto muitas pessoas a partir deste período das suas vidas sentem-se mais preparadas para enfrentar os desafios da vida. O facto de já ter passado por muitas experiências e diferentes desafios ao longo dos anos, pode fazer com que se sinta mais seguro na tomada de decisões, sabendo melhor analisar as reais consequências de um qualquer “passo em falso”.

2- Sente-se mais confortável na sua pele

Para trás ficaram os anos preenchidos de pensamentos aflitivos negativos relativos ao seu papel no Mundo e em comparação com os outros. Chegada esta fase, muitas pessoas conseguem finalmente olhar confortavelmente para o seu passado, celebrando as conquistas passadas e relativizando todos os erros cometidos até então. O importante é mesmo puder deixar de se concentrar exclusivamente nos aspectos mais negativos da sua personalidade, esquecendo todos os positivos.

3- Sabe aproveitar o tempo como nunca antes

Com a experiência de vida vem também a capacidade de melhor entender quais as coisas na sua vida que merecem a sua atenção e energia. Já não tem tempo para pessoas que não acrescentam nada de positivo ao seu quotidiano, e tem agora uma diferente capacidade para se afastar de confusões e situações negativas. O seu tempo passa agora a ser dedicado a tudo aquilo que lhe faz sentir bem e a todas as relações que acrescentam energia positiva à sua vida.

4- Maior foco na sua família

O tempo de família é sagrado! Aprender a concentrar-se mais naqueles que lhe são mais próximos é algo que naturalmente surge com a idade. Definir concretamente dias da semana dedicados aos seus filhos e netos deverá agora ser uma prioridade. O tempo de trabalho, para as limpezas ou para outros assuntos poderá sempre ficar para outro dia. O importante é garantir que está verdadeiramente presente sempre que está em redor dos seus familiares, aproveitando todos esses preciosos segundos.

5- Terá provavelmente uma visão mais positiva do seu passado

Com a idade e com a passagem do tempo, grande parte de nós tende a suavizar algumas das principais experiências pelas quais fomos passado. Sobretudo no que diz respeito aos nossos relacionamentos anteriores. A verdade é que o simples facto de provavelmente já não nos lembrar-mos de todos os detalhes e pormenores, ajuda muitas vezes a melhorar a nossa capacidade de ter uma visão mais positiva sobre anteriores experiências. Quem diria que uma ligeira perda de capacidade da nossa memória poderia ter efeitos benefícios para o nosso bem estar.13

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual