<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

8 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

O tempo frio, o cheiro a castanhas assadas e o vinho reconfortante são sinónimos do São Martinho, e os Octant Hotels trazem algumas sugestões que prestam homenagem a esta efeméride.

Castanhas assadas, bolotas assadas na região do Alentejo e a típica jeropiga são alguns dos produtos que enaltecem a tradição.

No Octant Douro, as celebrações começam com um welcome drink onde a jeropiga em barril de madeira assume o papel principal. No restaurante ‘À TERRA’ há dois pratos inspirados nos sabores outonais, o caldo de nabos e os tradicionais rojões com castanhas e batatas alouradas. Entre as 16h00 e as 17h00 as tradicionais castanhas assadas, água-pé, jeropiga e cocktails temáticos complementam a experiência.

Utilizada na alimentação humana dos primeiros povos da Península*, a bolota assada é também sinónimo de petisco e iguaria tradicional alentejana. Para revisitar esta cultura os chefs do Octant Évora recriam os saberes e sabores ancestrais nos dias 11 e 17 de novembro.

Já em S. Miguel, o Octant Furnas assinala o S. Martinho entre 9 e 11 de novembro com uma verdadeira imersão nas tradições locais. Castanhas assadas e cozidas nas fumarolas vulcânicas, milho doce, vinho novo e sumos de “água azeda” prometem deliciar os hóspedes durante estes dias. Para complementar a estadia, o Octant Furnas sugere o passeio guiado pela ‘Rota das Águas’, uma viagem de descoberta pelas icónicas nascentes termais da região.