Partilhar

Está mesmo frio! Saiba como aquecer a casa sem gastar (muita) energia

O Inverno chegou e com este os dias gélidos e escuros, o que torna a tarefa de manter as casas quentes mais difícil para muitas famílias.

24 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

No entanto, a situação vai-se agravar com a chegada deste acontecimento meteorológico, que consiste numa concentração de uma massa de ares gelados. Embora esta situação ainda não seja certa, os meteorologistas acreditam que afete a Europa do Sul e, concretamente, Portugal.

Atualmente, despender muita energia para aquecer a casa não é uma opção acessível para todos. Seja porque vivemos tempos desafiantes, com elevadas taxas de inflação que contribuem para um aumento generalizado do custo de vida, seja pela séria crise energética que estamos a atravessar. Nesse seguimento, tanto o Grupo Ageas Portugal como as suas marcas, nomeadamente a Ageas Seguros ou Ocidental, estão sensíveis ao tema e propõem alguns conselhos úteis para ser possível estar confortavelmente quente em casa.

Consumir bebidas quentes: não tem possibilidade de ligar aquecedores? Bom, a verdade é que existem outras formas de aumentar a sua temperatura corporal que não exigem despender mais eletricidade, gás ou madeira. Prepare um chá, um café, um chocolate quente e aqueça-se.

Quando utilizar o forno para fazer refeições, aproveitar o seu calor: outra dica para manter a casa aquecida em dias frios é utilizar todas as fontes de calor indiretas para a aquecer. Por exemplo, sempre que recorrer ao forno, deixar a porta do mesmo aberto quando terminar de fazer a sua refeição.

Manter as portas e as janelas isoladas: as portas e as janelas são, muitas vezes, fatores de entrada de frio. Para evitar que isso aconteça, aposte num bom isolamento com espuma ou borracha. Uma dica bastante básica que, além de ser de fácil implementação, está disponível em qualquer lado.

Alterar a decoração: não pensamos que a decoração possa ter um papel significativo na retenção de calor dentro de casa, mas a realidade é que sim. Mudar a disposição dos móveis pode ser uma forma de manter o calor, assim como paredes exteriores vazias podem também dificultar a sua retenção. Assim, para o ajudar a reduzir os custos com energia, encoste os móveis e aposte em espelhos, molduras e quadros para cobrir as paredes.

Manter as persianas e portadas fechadas: no Inverno, os dias ficam mais frios e curtos, por isso, o ideal é não abrir as persianas e portadas, principalmente depois do sol desaparecer. Se as mantiver fechadas, consegue mais eficazmente reter o calor dentro de casa.

Apostar nos têxteis: uma boa forma de se aquecer dentro de casa é utilizar mantas, cobertores e almofadas que, ao mesmo tempo, ajudam a tornar as divisões mais acolhedoras. Também os tapetes ou carpetes são uma excelente opção, visto que o calor é mais facilmente perdido pelo chão, garantindo um isolamento extra. Na escolha de um sofá, opte por tecido, em detrimento de pele e complete-o com almofadas e texturas quentes como o veludo e a camurça. No que diz respeito às cortinas, pode manter as versões mais leves, mas adicione tecidos com mais textura.
O Inverno pode ser um verdadeiro problema para as famílias que têm as casas menos preparadas para os dias mais rigorosos. Além disso, é ainda nesta altura que o número de acidentes domésticos pela utilização incorreta de lareiras, aquecedores, mantas elétricas, entre outros recursos selecionados, aumenta. É, por isso, importante escolher com cuidado, pois existem alternativas menos dispendiosas e também mais seguras para manter a casa quente.

 

Mais Recentes

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 3 minutos

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 7 minutos

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 2 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 2 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 2 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 3 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 3 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 3 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 3 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 3 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 3 horas

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 4 horas

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 4 horas

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 4 horas

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 4 horas

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 4 horas

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 4 horas

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 4 horas

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 17 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.