<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saiba o que deve (e não deve) fazer se o seu telemóvel cair dentro de água

21 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Deixar o telefone no arroz? Nem pensar

O telemóvel caiu na água ou, por algum acidente, ficou encharcado? Calma, dá para tentar salvá-lo.

Descubra aqui as indicações dos fabricantes com as melhores recomendações para tentar resolver o problema.

O que fazer:

  • Desligue o aparelho imediatamente. A humidade no dispositivo pode causar sérios danos ou corrosão na placa-mãe.
  • Talvez precise dar um banho: as fabricantes também indicam que pode ser necessário remover impurezas que tenham entrado no telefone – como água do mar (que tem sal), da piscina (com cloro) ou resíduo de alguma bebida. Nesse caso, a recomendação das marcas é mergulhar o aparelho em água limpa durante 1 a 3 minutos e enxaguar. Use um pano seco para remover o excesso de líquido na parte externa.
  • Sem excesso: Tente remover o líquido restante batendo de leve no topo do aparelho, com o conector USB apontado para baixo.
  • Ponha a secar: Coloque o telefone num local seco e com bastante fluxo de ar – pode ser perto de um ventilador. A água irá evaporar aos poucos.
  • Será que está pronto para usar? Caso surja no ecrã um alerta de humidade – que aparece em iPhones e alguns modelos Samsung Galaxy –, ainda pode ter um resto de água no conector ou nos pinos do cabo. Continue com o telefone numa área seca, com bastante fluxo de ar, entre 24 horas (na recomendação da Apple) e 48 horas (de acordo com o site da Motorola).
  • Use um carregador sem fios: se for preciso recuperar alguma informação urgente e se o aparelho estiver descarregado, uma alternativa – caso seja compatível – é utilizar um carregador sem fios, para evitar o uso de cabos. Não se esqueça de secar a traseira do telefone antes.

Nem toda situação de exposição à água é igual. Se o problema não for resolvido, é recomendável procurar a assistência técnica do fabricante para uma avaliação técnica.

O que não fazer:

  • Nada de arroz: Não coloque o smartphone num recipiente ou saco de arroz. Pequenas partículas de arroz podem causar danos, diz a Apple
  • Não use o cabo com o aparelho molhado. Com isso, os pinos do conector ou do cabo podem ser corroídos e causar dano permanente ou interromper o funcionamento.
  • Não use acessórios: Nem pense em usar uma fonte externa de calor, como secador de cabelos, ou de ar comprimido para tentar remover o líquido. O vento quente do secador pode, por exemplo, descolar a tampa traseira do equipamento e outros componentes internos.
  • Nada de cotonete: a tentação de usar um cotonete ou palito para enxugar o celular não: os resíduos de algodão (ou outro material) podem ficar presos dentro dos orifícios dos alto-falantes ou do conector USB-C (no caso dos Androids e do iPhone 15) ou Lightning (para iPhones 14 e anteriores).