São muitas as pessoas que perguntam se a luz do sol envelhece a pele: descubra aqui a resposta

A luz do sol é uma gigantesca fonte de energia, responsável por desempenhar funções extremamente importantes na natureza como, por exemplo, o processo de fotossíntese.

Para o organismo humano, o sol oferece como benefício a Vitamina D, que ajuda no desenvolvimento saudável de ossos e dentes, através da absorção do cálcio.

Apesar da popularidade de hábitos como o “banho de sol”, a exposição solar também pode trazer inúmeros problemas como o envelhecimento, as rugas e o cancro de pele. Existem dois raios solares principais que são responsáveis tanto pelos benefícios, quanto pelos danos aos tecidos da pele: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

O raio UVA ajuda no processo de bronzeamento rápido da pele, no entanto, também é o principal responsável pela aceleração dos processos de envelhecimento precoce e manifestação de alergias. O raio UVB oferece um bronzeado mais duradouro e estimula a regeneração das células, mas, por outro lado, pode causar graves queimaduras na pele e danos ao DNA.

Com o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre as propriedades e formas de atuação dos raios solares sobre a pele, tornou-se possível desenvolver métodos para ajudar na proteção da pele contra esses danos. O protetor solar, por exemplo, possui o Fator de Proteção Solar (FPS), que é definido a partir do nível dos raios UVB para proporcionar mais segurança e reduzir o risco de envelhecimento precoce da pele.

Existem hábitos simples do dia-dia, que podem fazer uma grande diferença para a sua pele, como o uso de chapéus, bonés e guarda-sóis, além do consumo de água e o uso de cremes adequados para garantir sua hidratação.