Além do seu delicioso sabor amanteigado, essa oleaginosa oriunda da Austrália é rica numa série de nutrientes que fazem bem ao organismo – como proteínas, vitaminas, minerais e ómega 3.
Faz bem para o coração
Por ser rica em gordura monoinsaturada – o tipo de gordura considerada boa para o organismo -, uma das maiores vantagens da macadâmia é aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir os do mau.
Fibras da macadâmia regulam o intestino e evitam a compulsão
Ela contribui para a perda de peso! Isso acontece porque, além do fato de ser rica em gorduras boas, essa oleaginosa também tem a vantagem de promover uma maior sensação de saciedade no organismo por ter muitas fibras e proteínas. Além disso, impede a compulsão alimentar e permite que o intestino fique bem regulado.
Previne problemas nos ossos
A noz é rica em cálcio e fósforo – dois sais minerais fundamentais para a formação, fortalecimento e transporte de nutrientes para os ossos.
Ajuda a prevenir o cancro e a anemia
A presença de antioxidantes na noz, como os flavonoides, combate os radicais livres e reduz os riscos de cancro. Ela é rica em ferro, o que significa que faz bem ao sangue e funciona como uma importante aliada contra a anemia.
Benefícios para o sistema nervoso
Por ter neuroprotetores na sua composição – como a vitamina E, antioxidantes, ácido fólico e o ómega 3 -, a macadâmia também faz bem ao sistema nervoso. O seu consumo contribui para a síntese dos neurotransmissores e ainda ajuda a estimular o cérebro, garantindo um raciocínio mais rápido.