Partilhar

Saúde em Portugal: mais de 70% vagas para recém-especialistas ficaram por ocupar

Mais de 70% das 225 vagas para médicos recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar e 40% das 15 de Saúde Pública ficaram por preencher no último concurso para recrutamento de 240 médicos, segundo dados oficiais avançados hoje à Lusa.

6 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

 

O despacho do procedimento concursal para recrutamento de pessoal médico para a carreira de assistente, das áreas de medicina geral e familiar e de saúde pública, foi publicado em 27 de dezembro de 2024, pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

“Terminado o processo de concurso – época especial, destinado à contratação de médicos recém-especialistas para as áreas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Saúde Pública (SP), informamos que foram ocupadas 63 vagas em MGF [28%] e 9 em SP [60%]”, refere a ACSS numa resposta à agência Lusa.

Segundo os dados da ACSS, o maior número de vagas ocupadas (22) para médicos de família foi na região Norte, distribuídas pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Barcelos/Esposende (1), Braga (2), Entre Douro e Vouga (5), Gaia e Espinho (1), Matosinhos (2), Trás-os-Montes e Alto Douro (9), Alto Minho (1) e Tâmega e Sousa (1).

Dezanove médicos ficam a trabalhar em ULS na região de Lisboa e Vale e Tejo, nomeadamente na da Arrábida (1), da Lezíria (1), Almada-Seixal (1), Amadora-Sintra (2), Lisboa Ocidental (4), Santa Maria (1), São José (5), Arco Ribeirinho (1), Estuário do Tejo (1) e Médio Tejo (2).

Os dados precisam que 12 médicos de família foram colocados em ULS da região Centro, espalhados pelas Unidades Locais de Saúde de Aveiro (1), Leiria (6), Coimbra (3) e Dão-Lafões (2).

Quatro ficam na ULS do Algarve e seis na região do Alentejo, distribuídos pela ULS do Alentejo Central (1) e do Baixo Alentejo (5).

Relativamente aos médicos de Saúde Pública, dois foram colocados na região centro, nomeadamente nas ULS Viseu Dão-Lafões e Baixo Mondego), um em Lisboa e Vale do Tejo (ULS São José) e três na região Norte ULS Santo António, Trás-os-Montes e Alto Douro e Tâmega e Sousa.

A ACSS sublinha que o total de vagas disponibilizadas no concurso teve em consideração os 64 recém-especialistas, formados na época especial de 2024, e os recém-especialistas formados em épocas de avaliação anteriores, não detentores de vínculo definitivo no SNS.

Dos 64 médicos recém-especialistas formados na época especial de 2024, foram colocados 33 (51,6%).

HN // CMP

Lusa/fim

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 16 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 16 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 17 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 17 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 17 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 17 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 18 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 18 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 18 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 18 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 18 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 18 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 18 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 19 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 19 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 21 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 21 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 21 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 21 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.