Se acha que é o resultado o que enerva mais os adeptos que vão aos jogos do Euro 2024 saiba que não: há outro tema que os stressa muito mais

Estacionamento identificado como principal causa de stress para os adeptos que se deslocam de carro para os jogos do Euro 2024

Com o arranque do Campeonato daEuropa de Futebol UEFA 2024 esta semana, não são apenas os resultados finaisque vão deixar os adeptos à beira dos seus lugares. Uma nova investigação sobreas experiências de condução dos adeptos de toda a Europa revelou que, em diasde jogos regulares, mais de um terço (36%) considera que encontrar um lugarpara estacionar perto dos estádios é uma causa fundamental para o stress.

 

As conclusões chegam na sequência de uma investigação efetuada entre osadeptos de futebol que conduzem pelo EasyPark Group, fornecedor global desoluções de estacionamento, e que revelam que um quarto (23%) dos adeptos defutebol teve de passar mais de 20 minutos à procura de um lugar para estacionarem dias de jogo. Um em cada dez (10%) foi obrigado a conduzir durante pelomenos 30 minutos até encontrar lugar.

 

E não é só a procura de lugares deestacionamento que pode causar problemas. Quase um sexto (16%) já teve deabandonar um jogo antes do apito final porque o período pago do estacionamentoestava a terminar. Quase um quinto (17%) afirma já ter recebido uma multa porter passado pela mesma situação, mas ter optado por ficar até ao final do jogo.

 

Por outro lado, quase 70% dosadeptos europeus de futebol afirmam que, a ser possível, considerariam ahipótese de assistir ao Euro este verão para ver os seus heróis do futebol emação. Dois quintos (37%) tencionam, efetivamente, deslocar-se à Alemanha deautomóvel, o que poderá causar problemas de congestionamento nas cidadesanfitriãs.

 

“Com o Euro 2024 ao virar daesquina, cidades como Berlim e Hamburgo deverão registar um aumentosignificativo do número de visitantes, o que terá impacto na habitabilidade dascidades. Haverá também um aumento do número de carros na estrada e, consequentemente,o estacionamento poderá ser um desafio tanto para os residentes como para osadeptos. Eventos como este realçam verdadeiramente a importância de ter umainfraestrutura de gestão de tráfego eficaz, baseada em tecnologia e dados. Asinformações recolhidas a partir das soluções de mobilidade podem ajudar ascidades a prepararem-se para períodos de maior afluência e a implementaremmudanças que facilitem a vida dos condutores, assegurando simultaneamente queos espaços que ocupam permaneçam habitáveis”, diz Cameron Clayton, CEO doEasypark Group.

 

Entre os países europeus, os adeptos espanhóis com carro sãoos que mais viajam para apoiar a sua equipa, com 91% a considerar assistir aalguns dos jogos em direto na Alemanha este verão. Em contrapartida, osadeptos do Reino Unido são os que mais provavelmente ficarão em casa, com poucomais de metade (52%) a planear assistir aos jogos.

Portugal

As conclusões resultam de um questionário realizado a maisde 11 000 pessoas em toda a Europa, incluindo 1 000 adeptos portugueses.

 

Apesar de os adeptos portugueses terem sido considerados oscondutores mais seguros da Europa, com apenas 15% de multas de estacionamento e12% de multas por excesso de velocidade, a maioria (42%) viajará de avião,porque conduzir e estacionar foi considerado um dos aspetos mais stressantes do dia.

 

Um em cada quatro (28%) adeptos portugueses também já viu oseu bilhete de estacionamento esgotar-se antes do apito final – mas conseguiurecarregar o depósito através de uma aplicação, como a EasyPark, para evitar anecessidade de sair mais cedo.

 

“Sabemos que os portugueses são acérrimos adeptos defutebol, e quando joga a seleção nacional esta realidade é ainda maisacentuada, com o país em suspenso até ao apito final. É claro que se os jogossão dentro da Europa, a probabilidade dos portugueses se deslocarem é aindamaior, mais ainda em países onde muitos têm familiares, como é Alemanha.Queremos acompanhar estes adeptos e ajudá-los a gerirem o seu stress nacondução, reduzindo ao máximo o impacto que a deslocação possa ter, e isso só épossível entendo o seu comportamento e frustrações na estrada, assim comoconsiderando o ecossistema como um todo. Tal só é possível com a ajuda datecnologia e dos dados. Queremos que as cidades sejam mais habitáveis para quemnelas vive e para quem a elas se desloca para celebrar as vitórias das suasequipas”, afirmaJennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

 

Os “melhores” condutores Europeus

Os dados revelaram também quais os adeptos de futebol que seconsideram os “melhores condutores” da Europa. Espanha ficou em primeiro lugar,com 43% dos inquiridos a considerarem-se “muito bons” condutores. A Françaficou em último lugar, com apenas 15% a classificarem-se na mesma categoria.

Como é frequentemente o caso, os dados sublinham que aperceção e a realidade podem variar. Embora 94% dos inquiridos se considerem “bons”condutores, quase um terço admitiu que não utiliza regularmente os piscas (31%)nem presta atenção aos sinais de trânsito (32%). Ao mesmo tempo, um quarto dosadeptos de futebol (25%) já foi multado uma ou mais vezes por excesso develocidade. Na Áustria (50%) e na Alemanha (48%), este número duplica, tendometade dos inquiridos sido apanhados a conduzir acima do limite legal.

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