Ser resiliente vai ajudá-lo a assumir riscos mais inteligentes, vencer o esgotamento no trabalho e viver uma vida mais feliz . Sem esta característica, pode ficar mais facilmente preso aos seus problemas e cair num estado mental negativo.
Construir resiliência leva tempo, mas encontrar formas de promover o bem-estar, o pensamento saudável e a ligação com outras pessoas pode ajudá-lo a fortalecer a sua adaptabilidade e flexibilidade mental, de acordo com a American Psychological Association .
Três hábitos que podem ajudá-lo a tornar-se altamente resiliente, de acordo com os especialistas:
Cuide e faça amizade
Se a sua resposta típica ao stress é fugir dele ou desligar-se, não está sozinho. Mas a resiliência consiste em encontrar formas de superar os fatores de stress da vida e aprender com eles, e a criação de ligações sociais pode ajudar.
Tente implementar estas atividades:
- Agende conversas com amigos ou familiares para discutir a situação stressante ou simplesmente melhorar o seu humor.
- Participe num grupo de apoio onde possa discutir os seus problemas em profundidade com pessoas que possam estar a passar por circunstâncias semelhantes.
- Abrace. A ação aumenta substâncias químicas “felizes”, como a oxitocina e as endorfinas, que podem ajudar a acalmá-lo perante o stress.
Faça uma pausa digital
O conteúdo digital pode ser uma boa distração, mas também pode causar desafios relacionados com a saúde mental, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e aumento do isolamento ou solidão.
Para construir resiliência, faça uma pausa digital de vez em quando. Limitar o uso digital pode ajudá-lo a clarear a cabeça e torná-lo mais disponível para conexões pessoais significativas – ambos os quais podem ajudá-lo a fortalecer a sua resiliência.
Ajude outras pessoas
Fazer voluntariado, pode ajudá-lo a construir resiliência mental e a encontrar uma comunidade.
Refletir posteriormente sobre a experiência pode mostrar o impacto do seu trabalho e ajudá-lo a manter a motivação.
A gratidão deixou as pessoas mais felizes e mais satisfeitos com os seus empregos. O que realmente impulsiona a resiliência é focar-se não nas contribuições recebidas de outras pessoas, mas sim nas contribuições dadas a outras pessoas.