Partilhar

Se é apreciador de vinho vai gostar de saber quais os seus benefícios para a saúde

Mas não se esqueça nunca que importa beber (sempre) com moderação.

22 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Apreciada pelo seu sabor e pela sua qualidade, esta é uma bebida famosa um pouco por todo o mundo. Desde que consumido com moderação, o vinho tem muitos benefícios para a saúde.

São muitos os estudos que referem que os antioxidantes presentes na uva são potencializados durante o processo de fermentação, garantindo uma ação protetora contra certas doenças como a diabetes tipo 2 e o colesterol alto.

O polifenol é um antioxidante presente naturalmente na fruta, atuando na redução do stress oxidativo e ajudando a controlar os radicais livres.

Outro antioxidante do vinho tinto é o resveratrol, encontrado sobretudo nas sementes e na película das uvas. O resveratrol aporta benefícios para a saúde do coração, tendo efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar no tratamento de condições de saúde, como cálculos renais.

Saúde intestinal
Um estudo de 2018 revelou que os polifenóis do vinho tinto contribuem para a saúde do intestino.

Tratamento do cancro
Uma pesquisa de 2019 revelou que vinho provocou melhoria no estado de saúde de doentes com cancro de próstata. Já o resveratrol está associado à prevenção da multiplicação de células cancerígenas no corpo.

Regulador hormonal
Funciona como regulador hormonal, atuando na hipófise, a glândula responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo, e nos neurotransmissores, principalmente a serotonina.

Demência
Em 2018, um estudo demonstrou que os antioxidantes presentes na bebida reduzem inflamações que podem levar à demência.

Ajuda a melhorar a pressão sanguínea e a saúde do coração
O efeito calmante do álcool reduz a pressão sanguínea e aumenta os níveis de colesterol bom no sangue.

Mais Recentes

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 56 minutos

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 2 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 2 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 2 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 2 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 3 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 4 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 4 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 4 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 4 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 5 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 5 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 5 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 7 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 8 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 22 horas

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 23 horas

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 1 dia

Quer chegar aos 90 anos? Descubra aqui o segredo

há 1 dia

São verdadeiros “meninos da mamã”: conheça os signos mais mimados

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.