Apreciada pelo seu sabor e pela sua qualidade, esta é uma bebida famosa um pouco por todo o mundo. Desde que consumido com moderação, o vinho tem muitos benefícios para a saúde.
São muitos os estudos que referem que os antioxidantes presentes na uva são potencializados durante o processo de fermentação, garantindo uma ação protetora contra certas doenças como a diabetes tipo 2 e o colesterol alto.
O polifenol é um antioxidante presente naturalmente na fruta, atuando na redução do stress oxidativo e ajudando a controlar os radicais livres.
Outro antioxidante do vinho tinto é o resveratrol, encontrado sobretudo nas sementes e na película das uvas. O resveratrol aporta benefícios para a saúde do coração, tendo efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar no tratamento de condições de saúde, como cálculos renais.
Saúde intestinal
Um estudo de 2018 revelou que os polifenóis do vinho tinto contribuem para a saúde do intestino.
Tratamento do cancro
Uma pesquisa de 2019 revelou que vinho provocou melhoria no estado de saúde de doentes com cancro de próstata. Já o resveratrol está associado à prevenção da multiplicação de células cancerígenas no corpo.
Regulador hormonal
Funciona como regulador hormonal, atuando na hipófise, a glândula responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo, e nos neurotransmissores, principalmente a serotonina.
Demência
Em 2018, um estudo demonstrou que os antioxidantes presentes na bebida reduzem inflamações que podem levar à demência.
Ajuda a melhorar a pressão sanguínea e a saúde do coração
O efeito calmante do álcool reduz a pressão sanguínea e aumenta os níveis de colesterol bom no sangue.